fbpx Pró-frotas
Avatar

Por Redação

22 de fevereiro de 2022

2 min. de leitura

Realidade aumentada, conectividade e interação: conheça as tendências para o setor de mobilidade

A mobilidade urbana impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas, assim como a tecnologia. Portanto, a busca por tendências que direcionam o setor de mobilidade para um ecossistema equilibrado, se torna um processo contínuo. Sendo assim, selecionamos as principais tendências para o setor de mobilidade que aliam-se às inovações tecnológicas, e que têm grande potencial para se tornarem presentes no nosso cotidiano muito em breve. Confira!

Diante disto, em todo o mundo estabeleceu-se ações para assegurar a sanidade dos ecossistemas, e o setor de logística, perante o grande impacto que causa ao ambiente, também se transformou, adotando boas práticas ao longo de toda a sua cadeia.

Junto com as mudanças de atitude, o avanço da tecnologia se tornou aliado à esta busca pela sustentabilidade no setor logístico mundial, levando tudo isso em consideração, o Pró-frotas listou ações que comprovam que esta união, de fato, trará ainda mais benefícios ao ambiente. Confira!

Eletrificação dos veículos

A eletrificação dos veículos vem ganhando mais destaque a cada ano, mas a tendência é acelerar este processo e fazer com que a frota urbana elétrica seja superior aos veículos à combustão, o quanto antes.

Essa pressa, na mudança do sistema de alimentação dos veículos urbanos, está associada a diferentes fatores. 

Dentre eles, o mais conhecido é a busca por cidades mais sustentáveis, onde claramente um veículo que não emite gases de efeito estufa durante o seu percurso e com mínima propagação de ruídos, tende a causar um menor impacto negativo ao ambiente.

Mas junto com o “selo de sustentabilidade”, os veículos elétricos também têm se tornado a escolha de quem procura por veículos inteligentes, tendo em vista que junto com a eletrificação, surgem novas tecnologias que buscam facilitar a mobilidade urbana garantindo o conforto e a segurança de seu usuário.

Uma dessas tecnologias, inicialmente elaborada para aviões do tipo caça, está sendo desenvolvida para ser implementada em veículos. 

Com ela, a realidade aumentada, traz para o campo de visão do motorista informações da via, podendo projetar imagens de objetos que estão até 10 metros de distância do veículo, em tamanho ampliado em frente ao motorista, ou ainda identificar potenciais riscos na estrada e sinalizar o condutor através de uma projeção 3D.

Planejamento de cidades inteligentes

Para que o setor de mobilidade se torne de fato eficiente, um planejamento do território urbano é imprescindível, e seguindo as tendências de modernização deste setor, o surgimento de cidades inteligentes e adaptações para este conceito de cidades já estruturadas, estão cada vez mais próximos de nossa realidade.

O conceito de cidade inteligente pode ser definido com uma cidade que utiliza de tecnologias para gerenciar os recursos de maneira eficiente. Uma cidade inteligente traz soluções baseadas em inovações tecnológicas para administrar o tráfego de maneira segura a todos os usuários da via urbana.

Mas as tendências para uma cidade inteligente dentro do setor de mobilidade, vão muito além de uma infraestrutura que facilite o tráfego de veículos autônomos, um sistema inteligente de semáforos e postos de abastecimento para carros elétricos.

No continente asiático, por exemplo, já está sendo estudada, uma tecnologia capaz de fazer com que uma pista de uma rodovia tenha a implementação de um sistema de indução magnética, o qual poderá recarregar a bateria de um veículo elétrico enquanto ele trafega sobre a pista.

É visível que as tendências estão conectadas entre si, afinal, optar por um veículo autônomo e/ou elétrico para conduzir em uma cidade que não está preparada para este tipo de veículo, não é uma grande vantagem. Podemos salientar que de qualquer modo a principal tendência sempre será um bom planejamento urbano. E você, o que acha disso? Deixe sua opinião!

 

O Pró-Frotas desenvolve soluções simples e seguras para reduzir custos e  potencializar seus negócios, tendo a tecnologia como uma de suas principais aliadas. Venha ser Pró você também! 


Deixe seu comentário:

Veja também:

Mais do que um mês, o movimento Maio Amarelo propõe uma mudança de comportamento no trânsito.

20 de maio de 2022

Concurso Cultural - Eu Amarelo no Trânsito

18 de maio de 2022

Fique por dentro dos principais indicadores de crescimento para o posto

25 de abril de 2022

Planejamento e economia: saiba onde sua frota pode reduzir custos

11 de abril de 2022
Tags:
abastecimento interno acidentes de trânsito acúmulo de km álcool em gel analista de frota ano novo avanços tecnológicos boas praticas gestão de frotas businessintelligence campanha capacitação cargas cargo summit 2021 Carsharing causas acidentes de trânsito chuva código de transito brasileiro combustível comunicação comunicação gestão de frotas concurso cultural conectividade congue consumo conta-giros contratação controle controle de combustível controle velocidade coronavírus covid-19 covid19 cuidados cuidados vírus corona cursos para caminhoneiros custos custos operacionais decisões gestor de frota depreciação veicular desafios desgaste da frota despesa dicas dicas frota leve dicas para evitar digital direção defensiva direção econômica direção sustentável economia energytechs entrega erros estresse excel exercícios físicos facilidade flexibilidade frete spot frota Frota de caminhões frota leve frota mista frotas Frotas comerciais Frotas de aluguel de carros Frotas de entregas Frotas de serviços públicos gestão gestão 4.0 gestão de frotas gestao de multas gestão de riscos gestão remota de frotas gestor de frota leve gestor frota leve gps higiene implementação de tecnologia imprevistos indicadores de crescimento da frota indicadores de crescimento para o posto infraestrutura inovação Inteligência artificial ipiranga ipiranga connect ipsum jornada km de vantagem caminhoneiro kpis frotas lançamento legislação lei lei da balança lei de trânsito lei do motorista leitura lista de postos logística lorem maio amarelo manutenção meio ambiente meio ambiente e transporte mensurar eficiência de frota mobilidade elétrica mopp motorista protegido motoritas mudanças mulheres caminhoneiras multas frotas novembro azul otimização otimização de tempo outubro rosa papel parceria peças pedágios perfil caminhoneiro pesagem petrobras mudança combustivel planejamento planejamento financeiro planilhas Pnatrans pneus política poluição pos ipiranga postos práticas de gestão de frotas responsáveis preço preço base preço combustível preço do combustível preco do combustivel frotas prevenção prevenção de acidentes prevenção de acidentes motoristas preventiva produtividade programa saude na estrada quilometragem rastreamento realidade aumentada recolha de nfs recolha de notas fiscais para frotas redução redução de custos refeição refeição grátis rotas roteirização roteirizador rotina RPM safety e security saúde saúde do caminhoneiro saude na estrada segurança segurança de noite Selo Carbon Neutral sem papel serviços Ship From Store sinalização do transporte sinalização frotas Sistema de gestão de frotas solução integrada sono ao volante sustentabilidade tco tecnologia tecnologia de bordo telemetria tempo de viagem tencologia tendências 2021 tipos de frotas transporte treinamentos troca de km troca de veículos da frota trocar frota veículos veículos autônomos veículos elétricos viagem vícios direção