fbpx Pró-frotas
Avatar

Por Clarissa

25 de junho de 2020

2 min. de leitura

Quais são as principais características dos tipos de frotas existentes

Uma frota de veículos não é igual a outra, cada uma possui características e composições próprias. E cabe ao gestor montar a frota de maneira que melhor atenda às necessidades de sua empresa.

Pensando na diversidade de frotas existentes, hoje resolvemos trazer as principais características de cada tipo de frota existente, para que você possa entender um pouco mais sobre cada uma, e definir qual modelo é o mais interessante para a sua empresa. 

Frota própria x Frota terceirizada

Primeiramente, você deve escolher entre uma frota própria ou uma frota terceirizada para a sua empresa. 

Uma frota própria consiste na compra de veículos para a empresa, os quais irão desempenhar papéis únicos e exclusivos para a mesma.

A frota própria tem como principais características, a agilidade, facilidade e a centralização de controle. Afinal, é o próprio gestor que faz todo o gerenciamento da frota, desde a compra dos modelos, até distribuição entre colaboradores, destinação às atividades, cuidados com documentação, e manutenção dos veículos.

Entretanto, a frota própria possui um custo mais elevado, pois todas as despesas ficam por conta da empresa, entretanto, dependendo da demanda, este custo é justificável.

Já ao optar por uma frota terceirizada, significa que você utilizará de veículos de uma empresa que destina-se ao aluguel de veículos para outras empresas.

Em suma, você alugará apenas os veículos que forem necessários para desempenhar as atividades de sua empresa, e não precisará se preocupar com manutenções e documentação.

Porém, o que muitos não sabem é que você pode sim, optar por um sistema misto, onde alguns setores da sua empresa que não justificam a compra de veículos novos utilizem uma frota terceirizada, mas em outro setor com uma demanda maior valha a pena investir na compra dos veículos para uma frota própria.

Tipos de frotas existentes

Além dos modelos de gestão de frota própria ou frota terceirizada, as frotas podem ser subdivididas por tipos, isto de acordo com a função a ser desempenhada.

Frota de caminhões

Uma frota composta por caminhões tem como objetivo o transporte de produtos, os quais podem ser de uma única empresa, ou de distintas companhias.

Além disto, uma frota de caminhões pode transportar desde uma única categoria de produtos, como produtos agrícolas por exemplo, até itens distintos, como produtos de lojas de departamento.

Frotas comerciais

As frotas comerciais como o próprio nome já indica, é uma frota que tem como objetivo atender todos os setores de uma empresa. Não só a parte da entrega de produtos, mas também o deslocamentos de colaboradores.

Essas frotas podem ser compostas por tipos distintos de veículos.

Frotas de entregas

Outro tipo de frotas que pode ser composta por veículos distintos, são das as transportadoras, que tem como único objetivo entregar um produto ao cliente.

Esta frota pode apresentar veículos como motocicletas, utilitários, vans ou caminhões.

Frotas de aluguel de carros

Uma frota de aluguel de carros tem como objetivo manter uma frota de veículos que serão destinados ao aluguel para terceiros, seja para pessoa física ou jurídica.

Este tipo de frota é muito visto próximo de aeroportos e em cidades turísticas, pois possibilita o aluguel de um veículo para que a pessoa se desloque durante a sua viagem.

Mas é possível também alugar veículos para empresas, a fim de desempenhar diferentes funções.

Frotas de serviços públicos

Prefeituras, Secretarias Municipais, Universidades e outras instituições possuem frotas do tipo de serviço público, ou seja, veículos destinados para funcionários destas instituições para que seja desempenhado algum serviço para a população de um modo geral.

Carsharing

Este é um modelo de frota contemporâneo, e consiste no compartilhamento de veículos, ou seja, através de um aplicativo, é possível fazer o aluguel de um veículo, sem que este seja de uma empresa de frotas de aluguel.

Neste modelo de frota é possível utilizar um veículo apenas por algumas horas, para efetuar determinadas atividades.

O Carsharing é muito popular entre pessoas que possuem um veículo ocioso, e oferecem àqueles que precisam utilizar por pouco tempo.

Sistema de gestão de frotas

Independentemente do seu tipo de frota, um sistema de gestão é um ótimo aliado na hora de maximizar a produtividade e minimizar os custos e gastos de sua frota.

O Pró-Frotas traz uma solução completa para gerir a sua frota, através de um sistema 100% digital e sem qualquer custo. Nós podemos lhe ajudar a gerir a sua frota, e consequentemente maximizar sua produtividade. Saiba como, entrando em contato conosco!

Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com


Deixe seu comentário:

Veja também:

Quais são as principais características dos tipos de frotas existentes

25 de junho de 2020

Dicas de cuidados para os motoristas e caminhoneiros evitarem o Coronavírus

16 de junho de 2020

As principais decisões de um gestor de frotas

13 de junho de 2020

6 dicas para a boa gestão de uma Frota Leve

10 de junho de 2020
Tags: