fbpx Pró-frotas
Pró-Frotas

Por Pró-Frotas

14 de abril de 2020

2 min. de leitura

Planejando uma gestão de frotas eficiente diante da crise

Um grande aliado para este momento de crise que estamos passando é montar um bom planejamento. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que seja possível planejar uma gestão de frotas eficiente diante da crise, confira:

Planejamento

O planejamento, mesmo neste momento, é etapa indispensável, no entanto, você deve fazer seu planejamento baseado na situação atual, levando em conta os decretos federais e estaduais, bem como as limitações impostas no momento.

Uma parte importante na gestão de frotas é entender todos os custos envolvidos na sua atuação, sendo eles fixos ou variáveis. Um ponto de atenção que se deve ter diante deste cenário é minimizar todos os custos extras, por isso é relevante entender todas as datas de vistoria e manutenção dos veículos.

Outro ponto percebido neste momento é sobre prioridades dos gastos, entendendo assim onde se deve alocar os recursos e quais projetos podem ser prorrogados para um momento mais propicio.

Então, altere seu planejamento para atender as necessidades de sua empresa, bem como de seus colaboradores.

Gestão à distância

Utilizar a tecnologia a seu favor é muito importante neste momento, para controle da sua frota a distância é possível realizar reuniões por aplicativos de conferência online, assim como utilizar aplicativos e ferramentas para montar relatórios.

Portanto, se possível, faça a sua gestão à distância, para evitar aglomerações e consequentemente a proliferação da COVID-19.

Informativos de conscientização

Para uma boa gestão da sua frota neste período da pandemia, é imprescindível informar seus colaboradores sobre a COVID-19, os cuidados que se deve ter no dia a dia, além das possíveis mudanças no dia a dia de trabalho.

Alertar sobre os sintomas do novo coronavírus e como seus colaboradores devem proceder no caso de apresentar algum deles, também é papel do gestor.

Ademais, é necessário oferecer kits de higiene pessoal e para os veículos a cada colaborador, para que limpeza seja efetiva, e a saúde de todos possa ser garantida.

Roteirização

Criar uma roteirização também é um passo importante neste momento, pois com ela é possível criar rotas que diminuam o contato de seu colaborador com áreas mais afetadas pela doença.

Elaborar rotas também faz com que seja possível diminuir o número de colaboradores circulando ao mesmo tempo sem necessidade.

Outro ponto positivo da roteirização, é que você consegue planejar uma rota que tenha assistência integral aos seus motoristas, pois no momento, nem todos os estabelecimentos estão abertos.

E então buscar rotas que possuam postos de combustível, pontos de alimentação, oficinas mecânicas e hotéis disponíveis.

Controle de combustível

Fazer o controle de combustível é essencial em tempos de crise ou não, mas neste período, a gestão se torna essencial, para que você possa ter combustível para circular e cumprir sua rota sem problemas.

Novas opções de entrega

Se a sua frota for da categoria de entregas, uma boa ideia é mudar a gestão, e optar por uma nova opção, como por exemplo, substituir as tradicionais assinaturas por uma foto do cliente com a mercadoria.

Ou no lugar de entregar as mercadorias em mãos, posicionar em frente a porta do cliente, tocar a campainha, e esperar afastado por pelo menos 1,5 metros de distância.

Estas ações farão com que o contato próximo entre as pessoas seja reduzido, e fará consequentemente com que o risco de contaminação diminua.

Comunicação com o cliente

Manter uma boa comunicação com os clientes é essencial neste momento, pois como a rotina das empresas foi modificada, muitos prazos de entregas sofreram alterações, e manter transparência com seus clientes é fundamental.

Lista de e-mails em massa, listas de transmissões no Whatsapp, ligações individuais para os clientes e manter um canal de contato direto, são boas soluções para manter uma boa relação com os mesmos neste período.

Flexibilidade nas negociações

Neste momento de quarentena e isolamento social, a economia do país passa por algumas adversidades, e neste momento, ter uma conduta flexível na hora das negociações é imprescindível para manter uma boa relação com seus clientes.

Analise a possibilidade de tornar mais flexível o vencimento dos pagamentos, se é possível alterar a tabela de preços e prazos, ou quem sabe ainda, oferecer descontos para alguns clientes e tipos de serviços.

Com um bom planejamento, é possível fazer uma gestão de frotas eficiente, mesmo em tempos de crise.

Vale lembrar, que nós trazemos uma solução completa para a gestão de sua frota, em um sistema 100% digital e sem qualquer custo, nós do Pró-Frotas podemos te ajudar a gerenciar a sua frota neste momento de crise. Saiba como, entrando em contato conosco!

Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.


Deixe seu comentário:

Veja também:

Quais são as principais características dos tipos de frotas existentes

25 de junho de 2020

Dicas de cuidados para os motoristas e caminhoneiros evitarem o Coronavírus

16 de junho de 2020

As principais decisões de um gestor de frotas

13 de junho de 2020

6 dicas para a boa gestão de uma Frota Leve

10 de junho de 2020
Tags: