fbpx Pró-frotas
Avatar

Por Redação

14 de abril de 2020

2 min. de leitura

Planejando uma gestão de frotas eficiente diante da crise

Um grande aliado para este momento de crise que estamos passando é montar um bom planejamento. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que seja possível planejar uma gestão de frotas eficiente diante da crise, confira:

Planejamento

O planejamento, mesmo neste momento, é etapa indispensável, no entanto, você deve fazer seu planejamento baseado na situação atual, levando em conta os decretos federais e estaduais, bem como as limitações impostas no momento.

Uma parte importante na gestão de frotas é entender todos os custos envolvidos na sua atuação, sendo eles fixos ou variáveis. Um ponto de atenção que se deve ter diante deste cenário é minimizar todos os custos extras, por isso é relevante entender todas as datas de vistoria e manutenção dos veículos.

Outro ponto percebido neste momento é sobre prioridades dos gastos, entendendo assim onde se deve alocar os recursos e quais projetos podem ser prorrogados para um momento mais propicio.

Então, altere seu planejamento para atender as necessidades de sua empresa, bem como de seus colaboradores.

Gestão à distância

Utilizar a tecnologia a seu favor é muito importante neste momento, para controle da sua frota a distância é possível realizar reuniões por aplicativos de conferência online, assim como utilizar aplicativos e ferramentas para montar relatórios.

Portanto, se possível, faça a sua gestão à distância, para evitar aglomerações e consequentemente a proliferação da COVID-19.

Informativos de conscientização

Para uma boa gestão da sua frota neste período da pandemia, é imprescindível informar seus colaboradores sobre a COVID-19, os cuidados que se deve ter no dia a dia, além das possíveis mudanças no dia a dia de trabalho.

Alertar sobre os sintomas do novo coronavírus e como seus colaboradores devem proceder no caso de apresentar algum deles, também é papel do gestor.

Ademais, é necessário oferecer kits de higiene pessoal e para os veículos a cada colaborador, para que limpeza seja efetiva, e a saúde de todos possa ser garantida.

Roteirização

Criar uma roteirização também é um passo importante neste momento, pois com ela é possível criar rotas que diminuam o contato de seu colaborador com áreas mais afetadas pela doença.

Elaborar rotas também faz com que seja possível diminuir o número de colaboradores circulando ao mesmo tempo sem necessidade.

Outro ponto positivo da roteirização, é que você consegue planejar uma rota que tenha assistência integral aos seus motoristas, pois no momento, nem todos os estabelecimentos estão abertos.

E então buscar rotas que possuam postos de combustível, pontos de alimentação, oficinas mecânicas e hotéis disponíveis.

Controle de combustível

Fazer o controle de combustível é essencial em tempos de crise ou não, mas neste período, a gestão se torna essencial, para que você possa ter combustível para circular e cumprir sua rota sem problemas.

Novas opções de entrega

Se a sua frota for da categoria de entregas, uma boa ideia é mudar a gestão, e optar por uma nova opção, como por exemplo, substituir as tradicionais assinaturas por uma foto do cliente com a mercadoria.

Ou no lugar de entregar as mercadorias em mãos, posicionar em frente a porta do cliente, tocar a campainha, e esperar afastado por pelo menos 1,5 metros de distância.

Estas ações farão com que o contato próximo entre as pessoas seja reduzido, e fará consequentemente com que o risco de contaminação diminua.

Comunicação com o cliente

Manter uma boa comunicação com os clientes é essencial neste momento, pois como a rotina das empresas foi modificada, muitos prazos de entregas sofreram alterações, e manter transparência com seus clientes é fundamental.

Lista de e-mails em massa, listas de transmissões no Whatsapp, ligações individuais para os clientes e manter um canal de contato direto, são boas soluções para manter uma boa relação com os mesmos neste período.

Flexibilidade nas negociações

Neste momento de quarentena e isolamento social, a economia do país passa por algumas adversidades, e neste momento, ter uma conduta flexível na hora das negociações é imprescindível para manter uma boa relação com seus clientes.

Analise a possibilidade de tornar mais flexível o vencimento dos pagamentos, se é possível alterar a tabela de preços e prazos, ou quem sabe ainda, oferecer descontos para alguns clientes e tipos de serviços.

Com um bom planejamento, é possível fazer uma gestão de frotas eficiente, mesmo em tempos de crise.

Vale lembrar, que nós trazemos uma solução completa para a gestão de sua frota, em um sistema 100% digital e sem qualquer custo, nós do Pró-Frotas podemos te ajudar a gerenciar a sua frota neste momento de crise. Saiba como, entrando em contato conosco!

Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.


Deixe seu comentário:

Veja também:

Entenda o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

13 de janeiro de 2021

Sabe qual é o perfil do caminhoneiro brasileiro?

8 de janeiro de 2021

Como enfrentar os desafios em 2021

18 de dezembro de 2020

Vida útil das peças de caminhão. O que preciso saber?

18 de dezembro de 2020
Tags:
abastecimento interno acidentes de trânsito acúmulo de km álcool em gel ano novo boas praticas gestão de frotas campanha capacitação cargas Carsharing causas acidentes de trânsito chuva combustível comunicação comunicação gestão de frotas congue consumo conta-giros controle controle de combustível controle velocidade coronavírus covid-19 covid19 cuidados cuidados vírus corona custos decisões gestor de frota desafios despesa dicas dicas frota leve dicas para evitar digital entrega erros estresse excel facilidade flexibilidade frota Frota de caminhões frota leve frotas Frotas comerciais Frotas de aluguel de carros Frotas de entregas Frotas de serviços públicos gestão gestão de frotas gestao de multas gestão de riscos gestão remota de frotas gestor de frota leve gestor frota leve gps implementação de tecnologia ipiranga ipiranga connect ipsum jornada km de vantagem caminhoneiro kpis frotas lançamento legislação lei lei do motorista lorem manutenção meio ambiente meio ambiente e transporte mensurar eficiência de frota motorista protegido motoritas mulheres caminhoneiras multas frotas novembro azul otimização otimização de tempo outubro rosa papel parceria peças pedágios perfil caminhoneiro petrobras mudança combustivel planejamento planilhas Pnatrans pneus política pos ipiranga postos práticas de gestão de frotas responsáveis preço preço base preço combustível preço do combustível preco do combustivel frotas prevenção prevenção de acidentes prevenção de acidentes motoristas preventiva programa saude na estrada quilometragem rastreamento recolha de nfs recolha de notas fiscais para frotas redução redução de custos refeição refeição grátis rotas roteirização roteirizador RPM saúde saude na estrada sem papel serviços sinalização do transporte sinalização frotas Sistema de gestão de frotas solução integrada sono ao volante tecnologia de bordo telemetria tempo de viagem tencologia tipos de frotas transporte troca de km troca de veículos da frota trocar frota veículos veículos autônomos veículos elétricos viagem vícios direção