fbpx Pró-frotas
Avatar

Por Redação

11 de abril de 2022

2 min. de leitura

Planejamento e economia: saiba onde sua frota pode reduzir custos

Manter uma frota requer a consciência de que diferentes custos estão atribuídos a esta atividade, mas com um bom planejamento e gestão, é possível, de forma simples, reduzir custos e evitar gastos desnecessários. Posto isto, selecionamos dicas para que você possa perceber como é possível diminuir despesas, sem a necessidade de uma intervenção radical em sua organização.

Gestão de combustível

Uma das principais despesas de uma frota, além da aquisição dos veículos, é sem dúvida o combustível, ainda mais diante da oscilação constante do valor nas bombas.

Portanto, realizar uma gestão adequada de combustível impactará diretamente no retorno financeiro de sua frota.

Para uma gestão efetiva de combustível, você deve estar atento a diferentes pontos, além de buscar por um combustível de qualidade, você deve estar atento à qual tipo de combustível é o mais rentável para os seus veículos.

Além disso, condução adequada, roteirização e manutenção dos veículos, também afetam diretamente o consumo do combustível.

Uma dica é apostar na tecnologia como aliada, é possível encontrar soluções digitais e/ou softwares capazes de realizar a gestão de combustível de sua frota, facilitando assim a visualização do consumo e determinar a melhor tomada de decisão para reduzir os custos relacionados à ele.

Na hora de fazer a gestão de combustível de sua frota, você pode contar com o Pró-Frotas, a primeira solução 100% digital e totalmente gratuita para fazer a gestão de abastecimento dos veículos de sua empresa.

Treinamento para motoristas

À primeira vista, investir em treinamento para os condutores de sua frota pode parecer apenas mais um custo, mas a longo prazo, este investimento frente às despesas causadas por condução inadequada e falta de qualificação, se tornam ínfimos.

Uma qualificação para motoristas fará com que os mesmos compreendam e evitem os famosos “vícios de direção”, os quais visivelmente trazem prejuízos ao orçamento da empresa.

Não adotar uma direção defensiva, acelerar demasiadamente, frear em momentos inadequados, não ficar atento às manutenções dos veículos, sofrer multas por falta de atenção, são apenas algumas das ações custosas que podem ser evitadas com a qualificação de seus colaboradores.

Planejamento de Rota

Fazer a roteirização do trajeto que sua frota deverá percorrer, também pode parecer uma atitude nula diante da faturação total da empresa, entretanto, fazer esta gestão de rotas tende a diminuir custos inimagináveis.

Ao planejar a rota, é possível optar por trajetos com estradas em melhores condições e itinerários mais seguros, o que consequentemente reduz danos aos veículos causados por manutenções corretivas e por assaltos e/ou extravios de carga.

O planejamento também é capaz de traçar uma rota com postos de combustíveis de qualidade e com suporte adequado para os seus colaboradores.

Além é claro, de ser possível optar por rotas mais curtas e evitar a queima de combustível em congestionamentos previsíveis.

Atenção aos pneus

Os pneus são componentes veiculares que trazem consigo uma importância muito maior do que a maioria acredita, portanto, estar atento às condições deles é imprescindível para reduzir custos em sua frota.

A calibragem do pneu deve sempre estar de acordo com o que for indicado pela montadora do veículo, pois ao rodar com pneus com quantidade de ar abaixo do apontado, o consumo de combustível aumenta.

Outro tópico que merece a atenção é a condição do pneu. Veículos com pneus “carecas”, com a vida útil no fim, além de trazerem riscos de acidentes durante as viagens, ainda acarretam multas se forem verificados pela polícia.

Calendário de manutenções preventivas

Já que falamos sobre a importância dos pneus, não podemos deixar de lado a relevância em manter um calendário de manutenções preventivas para a sua frota.

As manutenções preventivas muitas vezes são negligenciadas, por serem consideradas um custo sem necessidade. Muitos gestores podem pensar que se o veículo não possui nenhum problema aparente, não há a necessidade de fazer uma manutenção.

Mas é ao descuidar-se da manutenção preventiva que despesas ainda maiores podem surgir. As revisões periódicas têm como objetivo identificar possíveis problemas nos veículos antecipadamente, antes que estes se tornem um problema maior, o que consequentemente acarretará em uma manutenção corretiva, e por sua vez, em um custo maior para “consertar” o veículo.

A dica aqui é sempre estar atento ao calendário de manutenções preventivas de cada veículo da frota, e conscientizar os condutores da importância desta prática.

Atenção às cargas transportadas

No caso de uma frota utilizada para o transporte de itens, é preciso estar atento também à carga a ser transportada, pois o excesso de carga além de trazer custos devido à questões legais relacionadas, podem causar danos aos veículos e um aumento no consumo de combustível, o que consequentemente irá gerar despesas desnecessárias e custosas à empresa.

Ao trazer estas dicas, o Pró-frotas tem como objetivo mostrar que com planejamento é possível adotar simples ações no cotidiano de sua frota, reduzindo custos e maximizando a produtividade.

 

O Pró-Frotas desenvolve soluções simples e seguras para reduzir custos e  potencializar seus negócios, tendo a tecnologia como uma de suas principais aliadas. Venha ser Pró você também! 


Deixe seu comentário:

Veja também:

Mais do que um mês, o movimento Maio Amarelo propõe uma mudança de comportamento no trânsito.

20 de maio de 2022

Concurso Cultural - Eu Amarelo no Trânsito

18 de maio de 2022

Fique por dentro dos principais indicadores de crescimento para o posto

25 de abril de 2022

Planejamento e economia: saiba onde sua frota pode reduzir custos

11 de abril de 2022
Tags:
abastecimento interno acidentes de trânsito acúmulo de km álcool em gel analista de frota ano novo avanços tecnológicos boas praticas gestão de frotas businessintelligence campanha capacitação cargas cargo summit 2021 Carsharing causas acidentes de trânsito chuva código de transito brasileiro combustível comunicação comunicação gestão de frotas concurso cultural conectividade congue consumo conta-giros contratação controle controle de combustível controle velocidade coronavírus covid-19 covid19 cuidados cuidados vírus corona cursos para caminhoneiros custos custos operacionais decisões gestor de frota depreciação veicular desafios desgaste da frota despesa dicas dicas frota leve dicas para evitar digital direção defensiva direção econômica direção sustentável economia energytechs entrega erros estresse excel exercícios físicos facilidade flexibilidade frete spot frota Frota de caminhões frota leve frota mista frotas Frotas comerciais Frotas de aluguel de carros Frotas de entregas Frotas de serviços públicos gestão gestão 4.0 gestão de frotas gestao de multas gestão de riscos gestão remota de frotas gestor de frota leve gestor frota leve gps higiene implementação de tecnologia imprevistos indicadores de crescimento da frota indicadores de crescimento para o posto infraestrutura inovação Inteligência artificial ipiranga ipiranga connect ipsum jornada km de vantagem caminhoneiro kpis frotas lançamento legislação lei lei da balança lei de trânsito lei do motorista leitura lista de postos logística lorem maio amarelo manutenção meio ambiente meio ambiente e transporte mensurar eficiência de frota mobilidade elétrica mopp motorista protegido motoritas mudanças mulheres caminhoneiras multas frotas novembro azul otimização otimização de tempo outubro rosa papel parceria peças pedágios perfil caminhoneiro pesagem petrobras mudança combustivel planejamento planejamento financeiro planilhas Pnatrans pneus política poluição pos ipiranga postos práticas de gestão de frotas responsáveis preço preço base preço combustível preço do combustível preco do combustivel frotas prevenção prevenção de acidentes prevenção de acidentes motoristas preventiva produtividade programa saude na estrada quilometragem rastreamento realidade aumentada recolha de nfs recolha de notas fiscais para frotas redução redução de custos refeição refeição grátis rotas roteirização roteirizador rotina RPM safety e security saúde saúde do caminhoneiro saude na estrada segurança segurança de noite Selo Carbon Neutral sem papel serviços Ship From Store sinalização do transporte sinalização frotas Sistema de gestão de frotas solução integrada sono ao volante sustentabilidade tco tecnologia tecnologia de bordo telemetria tempo de viagem tencologia tendências 2021 tipos de frotas transporte treinamentos troca de km troca de veículos da frota trocar frota veículos veículos autônomos veículos elétricos viagem vícios direção