Mais do que um mês, o movimento Maio Amarelo propõe uma mudança de comportamento no trânsito.
O avanço da tecnologia proporcionou mudanças em diferentes aspectos do nosso cotidiano, e com o ritmo atual do crescimento tecnológico, essas transformações estão se tornando cada vez mais visíveis e impactantes.
Esse é o caso da tão aguardada tecnologia 5G, que além de aumentar a eficiência das redes, como esperado, traz consigo impactos notáveis também em outras áreas. Em vista disso, o Pró-Frotas trouxe informações sobre os impactos previstos da tecnologia 5G na mobilidade urbana. Confira!
Desenvolvimento de Smart Cities
Talvez o maior impacto da tecnologia 5G para a nossa realidade, seja o desenvolvimento de smart cities, ou seja, a transformação dos grandes centros do país em cidades inteligentes.
O conceito de smart city nada mais é que uma cidade que utiliza tecnologias em seus projetos urbanos, a fim de aprimorar a operacionalidade de diferentes áreas dentro da gestão pública, fazendo uso da tecnologia para solucionar problemas sociais, garantindo assim o bem-estar dos cidadãos.
Um dos ecossistemas de uma smart city é a mobilidade urbana, onde busca-se por eficiência dentro do sistema viário urbano, levando em conta tanto as necessidades dos pedestres como dos meios de transporte, de modo a garantir a segurança de todos e uma fluidez dos sistemas.
E com a chegada da tecnologia 5G, transformar a infraestrutura atual em um sistema tecnológico tornou-se viável, visto que esta tecnologia é nitidamente mais avançada que a atual.
Como o alcance da rede 5G passa a ser de 50 quilômetros, quase dez vezes a mais do que o alcance da atual rede 4G, é possível integrar sistemas ao longo de um grande centro, fazendo com que as premissas de uma cidade inteligente sejam palpáveis.
Dentro de uma smart city a mobilidade urbana se dará de uma forma mais fluída, onde sistemas de semáforos inteligentes e placas de sinalização para auxílio de veículos autônomos, são apenas algumas das ferramentas que serão utilizadas para fazer com que o trânsito seja mais seguro, com a redução de congestionamentos e o controle da velocidade dos meios de transporte.
Veículos autônomos
Os veículos autônomos que anteriormente eram apenas protótipos, ganham as ruas com a chegada da rede 5G, isto porque, como visto anteriormente, esta tecnologia garante um maior alcance da rede, o que possibilitará a automatização de diferentes tópicos dentro do sistema viário, facilitando a inserção de veículos inteligentes ou 100% autônomos com segurança dentro das vias urbanas.
O que por sua vez, consequentemente, trará uma redução nos níveis de CO2 emitidos pelos veículos convencionais, garantindo assim uma maior sustentabilidade para dentro da mobilidade urbana.
Tecnologias embarcadas
Voltando a atenção para as frotas, as tecnologias embarcadas comuns a elas, como por exemplo, sistema de GPS, telemetria, câmeras embarcadas, sensores de pneus, entre outras, que dependem da rede para desempenharem suas funções, também serão positivamente impactadas pela chegada da tecnologia 5G.
Por se tratar de uma rede altamente responsiva, com uma maior velocidade e baixa latência, a 5G irá garantir a plena funcionalidade dos sistemas embarcados, evitando aquela falha ou lentidão na entrega de dados, o que comumente gera atrasos no cronograma do utilizador.
Deixe seu comentário:
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião do Pró-Frotas.
Mais do que um mês, o movimento Maio Amarelo propõe uma mudança de comportamento no trânsito.
Concurso Cultural - Eu Amarelo no Trânsito
Fique por dentro dos principais indicadores de crescimento para o posto
Planejamento e economia: saiba onde sua frota pode reduzir custos