fbpx Pró-frotas
Avatar

Por Redação

22 de dezembro de 2021

2 min. de leitura

Gestão de Frotas e Logística: desafios e tendências para 2022

É possível assegurar que 2022 será um ano de mudanças em diferentes setores, inclusive para a logística e a gestão de frotas.

No ano que vem, práticas e tecnologias que revelaram-se durante a pandemia, passam a se consolidar, e tendem a movimentar de maneira positiva o cenário logístico.

Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre o assunto, para que os gestores deste setor fiquem por dentro dos desafios e tendências que estão por vir no próximo ano. 

Inteligência artificial

A inteligência artificial está na listagem de tendências há alguns anos e em diferentes setores de mercado, e com o avanço frenético da tecnologia, a IA estará sempre em constante aprimoramento, por isso seu destaque é sempre merecido.

Para o próximo ano, a tendência dentro deste tópico, é a Inteligência Artificial Generativa, que é um método de machine learning, o qual consiste em uma inteligência artificial capaz de se “autoprogramar”, o que irá possibilitar o aprimoramento de softwares e de gestão de dados utilizados dentro do setor logístico.

Inteligência de decisão

Utilizando também a inteligência artificial como base, a inteligência de decisão é uma tendência que vem para auxiliar na tomada de decisões dentro do setor.

Através da inteligência de decisão, será possível prever possíveis entraves nos processos, fazendo com que a decisão tomada seja a mais assertiva diante de todas as possibilidades.

Entregas Express

Em virtude da pandemia da Covid-19, o consumo de produtos através do comércio online cresceu substancialmente, e junto com ele, o desejo dos consumidores em obter suas mercadorias quase que instantaneamente.

Sendo assim, uma tendência que no próximo ano tende a se consolidar são as entregas express, ou seja, um nicho da logística que atua de maneira interligada com a inteligência artificial, e diante da obtenção de dados em tempo real de todas as unidades de uma empresa, é capaz de fornecer um produto e entregá-lo ao cliente em poucas horas.

Práticas de sustentabilidade

Que a sustentabilidade é um termo que está em pauta há um bom tempo não é novidade, mas depois da pandemia da Covid-19, a preocupação com o ambiente se tornou ainda mais intensa.

Assim sendo, uma tendência para 2022 é sim uma maior preocupação com a sustentabilidade, afinal, o setor logístico é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa ao ambiente.

Portanto, a ideia para o próximo ano é investir em práticas sustentáveis que impactem o mínimo possível o ambiente, por isto a aposta em veículos eletrizados tem uma inclinação por parte deste setor.

Entretanto, há transportes que ainda não possuem a capacidade de atuar de maneira 100% elétrica, nestes casos, uma opção é apostar em práticas de compensação, participando de iniciativas fora do setor, para compensar o impacto causado pela atividade, como por exemplo, a compra de créditos de carbono.

Além disso, práticas sustentáveis no cotidiano das empresas, fora do transporte propriamente dito, também são imprescindíveis.

Entrega realizada por Drones

O transporte de mercadorias realizado por veículos aéreos não tripulados, conhecidos como drones, é uma tendência chave para 2022.

Este tipo de transporte é uma ótima alternativa para a entrega de produtos de tamanho reduzido, dispensando o deslocamento de um veículo tripulado, o que consequentemente reduzirá a geração de gases de efeito estufa, assim como a poluição sonora e visual nas vias.

Além disso, os drones são as apostas mais notáveis para a entrega de produtos em zonas de difícil acesso, auxiliando na entrega de medicamentos e/ou suprimentos para áreas atingidas por alguma adversidade, ou apenas por encontrarem-se em zonas com caminhos complexos.

É evidente que esta tendência ainda está em aprimoramento, e junto da inteligência artificial, tende a desenvolver-se cada vez mais com o avanço tecnológico, mas sim, já é uma possibilidade tangível para o setor.

Total Experience (TX)

A Total Experience é uma estratégia de negócio que tem como foco a abordagem combinada de todos os fatores dentro de um processo.

Ou seja, é uma estratégia que integra “multiexperiências” – a experiência do usuário, a experiência do cliente e a experiência do funcionário – criando assim uma maior satisfação e confiança dentre todas as partes envolvidas.

Rastreamento de ativos

Voltando agora a atenção para a gestão de frotas, uma tendência para 2022 é investir no rastreamento de ativos, tendo em vista que a telemetria veicular é uma tecnologia que já vêm ganhando espaço na logística, sua utilização para a segurança e melhoria na produtividade da frota têm se tornado cada vez mais significativa.

Através da telemetria veicular é possível coletar dados dos veículos de maneira remota, informações como localização em tempo real, distância percorrida, velocidade média, consumo de combustível, assim como a temperatura do motor.

Com estes dados o gestor terá um controle efetivo de sua frota, garantindo a segurança do ativo bem como da carga transportada. Poderá ainda, identificar o estilo de condução de cada motorista, fazendo intervenções se necessário, assim como será capaz de informar ao cliente a localização de sua mercadoria quando for solicitada, fidelizando ainda mais o seu consumidor.

Monitoramento por câmeras

O sistema de câmeras embarcadas também tende a se consolidar no próximo ano, e diferentemente do que muitos condutores imaginam, as câmeras instaladas nas cabines ou no interior dos veículos não é uma maneira de controlar o motorista, elas são na verdade fundamentais para garantir a segurança do mesmo, assim como do veículo.

Câmeras embarcadas voltadas para a estrada ou na parte de cargas são imprescindíveis para fornecer evidências no caso de um possível acidente, furto ou assalto.

Já as câmeras voltadas para o motorista têm como principal objetivo identificar hábitos negativos que este possa tomar durante sua condução, para que seja possível uma abordagem educativa por parte do gestor, o qual deverá apresentar práticas mais seguras no trânsito.

Você estava por dentro destas tendências para a Gestão de Frotas e Logística para 2022? Continue nos acompanhando para ficar por dentro de todas as novidades do setor!


Deixe seu comentário:

Veja também:

Mais do que um mês, o movimento Maio Amarelo propõe uma mudança de comportamento no trânsito.

20 de maio de 2022

Concurso Cultural - Eu Amarelo no Trânsito

18 de maio de 2022

Fique por dentro dos principais indicadores de crescimento para o posto

25 de abril de 2022

Planejamento e economia: saiba onde sua frota pode reduzir custos

11 de abril de 2022
Tags:
abastecimento interno acidentes de trânsito acúmulo de km álcool em gel analista de frota ano novo avanços tecnológicos boas praticas gestão de frotas businessintelligence campanha capacitação cargas cargo summit 2021 Carsharing causas acidentes de trânsito chuva código de transito brasileiro combustível comunicação comunicação gestão de frotas concurso cultural conectividade congue consumo conta-giros contratação controle controle de combustível controle velocidade coronavírus covid-19 covid19 cuidados cuidados vírus corona cursos para caminhoneiros custos custos operacionais decisões gestor de frota depreciação veicular desafios desgaste da frota despesa dicas dicas frota leve dicas para evitar digital direção defensiva direção econômica direção sustentável economia energytechs entrega erros estresse excel exercícios físicos facilidade flexibilidade frete spot frota Frota de caminhões frota leve frota mista frotas Frotas comerciais Frotas de aluguel de carros Frotas de entregas Frotas de serviços públicos gestão gestão 4.0 gestão de frotas gestao de multas gestão de riscos gestão remota de frotas gestor de frota leve gestor frota leve gps higiene implementação de tecnologia imprevistos indicadores de crescimento da frota indicadores de crescimento para o posto infraestrutura inovação Inteligência artificial ipiranga ipiranga connect ipsum jornada km de vantagem caminhoneiro kpis frotas lançamento legislação lei lei da balança lei de trânsito lei do motorista leitura lista de postos logística lorem maio amarelo manutenção meio ambiente meio ambiente e transporte mensurar eficiência de frota mobilidade elétrica mopp motorista protegido motoritas mudanças mulheres caminhoneiras multas frotas novembro azul otimização otimização de tempo outubro rosa papel parceria peças pedágios perfil caminhoneiro pesagem petrobras mudança combustivel planejamento planejamento financeiro planilhas Pnatrans pneus política poluição pos ipiranga postos práticas de gestão de frotas responsáveis preço preço base preço combustível preço do combustível preco do combustivel frotas prevenção prevenção de acidentes prevenção de acidentes motoristas preventiva produtividade programa saude na estrada quilometragem rastreamento realidade aumentada recolha de nfs recolha de notas fiscais para frotas redução redução de custos refeição refeição grátis rotas roteirização roteirizador rotina RPM safety e security saúde saúde do caminhoneiro saude na estrada segurança segurança de noite Selo Carbon Neutral sem papel serviços Ship From Store sinalização do transporte sinalização frotas Sistema de gestão de frotas solução integrada sono ao volante sustentabilidade tco tecnologia tecnologia de bordo telemetria tempo de viagem tencologia tendências 2021 tipos de frotas transporte treinamentos troca de km troca de veículos da frota trocar frota veículos veículos autônomos veículos elétricos viagem vícios direção