fbpx Pró-frotas
Avatar

Por Redação

15 de fevereiro de 2022

2 min. de leitura

Frota mista

Conheça os desafios e saiba como a tecnologia pode ser a principal aliada desta gestão.

Frotas mistas são a realidade de diversas empresas no país. Elas estão presentes na logística de diferentes setores, e vale ressaltar que, uma frota diversificada se torna mais flexível diante de certas exigências de mercado.

No entanto, fazer a gestão de uma frota com veículos distintos requer uma atenção a mais, já que são modelos variados, planejamento e os encargos dissemelhantes, e aí, cabe ao gestor administrar essas diferenças de modo que não impactem negativamente o funcionamento geral da empresa.

A tecnologia é a melhor aliada na hora de gerir uma frota mista, e para auxiliar os gestores que estão diante de uma frota diversificada, separamos alguns tópicos sobre este assunto. Confira!

Encargos e documentações

Há exigências e documentações para que um veículo possa trafegar de maneira regular para a lei, e dependendo do uso deste veículo, encargos e documentos distintos serão necessários.

Diante disso, o gestor de uma frota mista deverá conhecer e administrar documentos distintos para cada modelo que gerir, o que, por muitas vezes, pode causar uma grande dor de cabeça, esse é um dos momentos em que fica claro, em como a tecnologia é uma grande aliada.

Existem softwares de gestão documental para frotas, onde o gestor pode incluir as informações sobre o veículo e sua funcionalidade, e assim ter acesso de maneira digital e automatizada a todo e qualquer documento necessário para desempenhar o processo logístico desejado.

Roteirização de frotas mistas

Realizar a roteirização de frotas é imprescindível para que os custos operacionais diretamente ligados aos deslocamentos do veículo sejam otimizados.

Ao fazer a roteirização é possível encontrar o melhor trajeto para realizar o deslocamento necessário, levando em conta distância, tempo de percurso, condições da via, fluxo de veículos, e assim por diante.

Ao aderir a um software para desempenhar esta roteirização, o gestor consegue garantir uma melhor eficiência à logística, e dentro de uma frota mista, esta ferramenta se torna ainda mais valiosa, tendo em vista que dependendo do tipo de veículo, a rota a ser traçada deverá ser diferente, pois em alguns casos, o regimento de trânsito dos municípios é distinto, de acordo com a categoria do veículo.

Controle de velocidade

Fazer a gestão de velocidade é essencial para garantir a segurança e a otimização dos custos de uma frota, e para realizar este controle, é possível contar com diferentes ferramentas tecnológicas.

A telemetria e sistemas de videomonitoramento são os exemplos mais conhecidos destas ferramentas, onde através deles é possível obter relatórios e acesso a dados que indicam a forma de condução e a velocidade em tempo real de cada motorista e/ou veículo.

Em uma frota com veículos diversificados, realizar o controle da velocidade é ainda mais significativo, tendo em vista que dependendo do tipo de veículo, a velocidade será diferente. 

Gestão de combustível

Seguindo a mesma linha do controle de velocidade, fazer a gestão de combustível é necessário para garantir uma redução nos custos da frota, tendo em vista que este tópico é responsável por um dos maiores gastos dentro de uma frota.

Sendo assim, um software de gestão de combustível também é uma ferramenta interessante para o gestor de uma frota mista, pois de acordo com cada categoria de veículo, o tipo de combustível e o montante são distintos.

Nós trazemos uma solução completa para a sua frota, em um sistema 100% digital e sem qualquer custo, o Pró-Frotas pode te ajudar a gerenciar o combustível de sua frota para maximizar a sua produtividade. Saiba como, entrando em contato conosco!

Manutenção preventiva

Realizar a manutenção preventiva do veículo é fundamental para garantir seu bom funcionamento, e consequentemente a segurança do condutor.

Além do mais, ao realizar a manutenção preventiva, os custos com possíveis manutenções corretivas posteriores serão reduzidos, o que garante uma maior eficiência e um menor gasto para a empresa.

Porém, dentro de uma frota mista, cada modelo de veículo possui um período específico para a realização deste tipo de manutenção, sendo uns mais longos que outros, por exemplo.

Neste caso, adotar um sistema de calendarização de manutenções preventivas irá facilitar e muito a vida do gestor de uma frota diversificada, pois gravar mentalmente ou através de papelada cada data de manutenção, ou ainda depender do aviso do motorista do veículo, pode causar confusão e muita dor de cabeça.

Ao fim deste post é possível conferir que uma frota mista tem sim seus desafios, mas com a utilização de ferramentas tecnológicas é possível driblar todos os inconvenientes de maneira fácil, se tornando assim uma ótima oportunidade de versatilidade dentro do setor logístico do mercado atual.

 

O Pró-Frotas desenvolve soluções simples e seguras para reduzir custos e  potencializar seus negócios, tendo a tecnologia como uma de suas principais aliadas. Venha ser Pró você também! 


Deixe seu comentário:

Veja também:

Mais do que um mês, o movimento Maio Amarelo propõe uma mudança de comportamento no trânsito.

20 de maio de 2022

Concurso Cultural - Eu Amarelo no Trânsito

18 de maio de 2022

Fique por dentro dos principais indicadores de crescimento para o posto

25 de abril de 2022

Planejamento e economia: saiba onde sua frota pode reduzir custos

11 de abril de 2022
Tags:
abastecimento interno acidentes de trânsito acúmulo de km álcool em gel analista de frota ano novo avanços tecnológicos boas praticas gestão de frotas businessintelligence campanha capacitação cargas cargo summit 2021 Carsharing causas acidentes de trânsito chuva código de transito brasileiro combustível comunicação comunicação gestão de frotas concurso cultural conectividade congue consumo conta-giros contratação controle controle de combustível controle velocidade coronavírus covid-19 covid19 cuidados cuidados vírus corona cursos para caminhoneiros custos custos operacionais decisões gestor de frota depreciação veicular desafios desgaste da frota despesa dicas dicas frota leve dicas para evitar digital direção defensiva direção econômica direção sustentável economia energytechs entrega erros estresse excel exercícios físicos facilidade flexibilidade frete spot frota Frota de caminhões frota leve frota mista frotas Frotas comerciais Frotas de aluguel de carros Frotas de entregas Frotas de serviços públicos gestão gestão 4.0 gestão de frotas gestao de multas gestão de riscos gestão remota de frotas gestor de frota leve gestor frota leve gps higiene implementação de tecnologia imprevistos indicadores de crescimento da frota indicadores de crescimento para o posto infraestrutura inovação Inteligência artificial ipiranga ipiranga connect ipsum jornada km de vantagem caminhoneiro kpis frotas lançamento legislação lei lei da balança lei de trânsito lei do motorista leitura lista de postos logística lorem maio amarelo manutenção meio ambiente meio ambiente e transporte mensurar eficiência de frota mobilidade elétrica mopp motorista protegido motoritas mudanças mulheres caminhoneiras multas frotas novembro azul otimização otimização de tempo outubro rosa papel parceria peças pedágios perfil caminhoneiro pesagem petrobras mudança combustivel planejamento planejamento financeiro planilhas Pnatrans pneus política poluição pos ipiranga postos práticas de gestão de frotas responsáveis preço preço base preço combustível preço do combustível preco do combustivel frotas prevenção prevenção de acidentes prevenção de acidentes motoristas preventiva produtividade programa saude na estrada quilometragem rastreamento realidade aumentada recolha de nfs recolha de notas fiscais para frotas redução redução de custos refeição refeição grátis rotas roteirização roteirizador rotina RPM safety e security saúde saúde do caminhoneiro saude na estrada segurança segurança de noite Selo Carbon Neutral sem papel serviços Ship From Store sinalização do transporte sinalização frotas Sistema de gestão de frotas solução integrada sono ao volante sustentabilidade tco tecnologia tecnologia de bordo telemetria tempo de viagem tencologia tendências 2021 tipos de frotas transporte treinamentos troca de km troca de veículos da frota trocar frota veículos veículos autônomos veículos elétricos viagem vícios direção