fbpx Pró-frotas
Avatar

Por Redação

25 de abril de 2022

2 min. de leitura

Fique por dentro dos principais indicadores de crescimento para o posto

Os indicadores de crescimento, conhecidos também como KPI’s, podem ser definidos como métricas para avaliar um estabelecimento, assim como para auxiliar o gestor da empresa a conhecer o negócio, e então criar estratégias assertivas para melhorar o desempenho e atingir os objetivos pré-estabelecidos dentro da gestão. Com a relevância deste tema, hoje vamos falar sobre os principais indicadores de crescimento para o posto, para que você possa direcionar a sua atenção para pontos estratégicos de seu negócio.

Ticket Médio

O Ticket Médio é um indicador de crescimento que está associado, de modo direto, ao setor de vendas de seu posto, através dele é possível estabelecer o valor médio de vendas dentro de um período de tempo.

Para encontrar o valor deste indicador basta dividir o faturamento do período desejado (mensal, trimestral, semestral, etc), pelo número de vendas realizadas dentro deste período.

Apesar da simplicidade do cálculo, o Ticket Médio é um indicador relevante para compreender como anda o crescimento de seu posto.

Índice de Fidelidade

Outro indicador pertinente, que deve ser levado em conta no seu posto, é o Índice de Fidelidade. Um cliente fidelizado costuma consumir mais produtos em seu estabelecimento, fazendo com que o Ticket Médio deste tipo de cliente, seja maior quando comparado a um cliente não regular.

Ao obter o índice de fidelidade, você irá compreender qual a quantidade de clientes fidelizados frequentam o seu posto, e se o seu estabelecimento é atrativo ao cliente, para que ele retorne com frequência, e também quais as estratégias ideais a assumir para melhorar este índice.

Vale ressaltar que para alcançar um número real de clientes fidelizados é aconselhado que se use outro indicador, o NPS.

NPS – Net Promoter Score

O NPS é um indicador que pode ser utilizado para mensurar o nível de fidelidade de seus clientes, mas além disso, é uma métrica utilizada também, para medir o nível de satisfação de cada consumidor.

Para transformar satisfação e fidelidade em um numeral, é preciso aplicar uma pesquisa entre seus consumidores. Você pode fazer isso, realizando uma simples enquete com a seguinte pergunta: “Em uma escala de zero a dez, qual a probabilidade de indicar nosso posto para um amigo ou familiar?”. A partir daí, você aplicará um simples cálculo para ter o percentual de satisfação de seu estabelecimento de fato.

Resultados entre 0 a 6 classificam os clientes como detratores, resultados entre 7 a 8 como clientes neutros, e resultados entre 9 a 10 como promotores.

Com as respostas em mãos, aplique-as na seguinte fórmula:

NPS = % de clientes promotores – % de clientes detratores

Assim será possível obter o seu NPS de forma simples e eficiente.

CAC – Custo de Aquisição de Clientes

Este indicador mostra qual o valor será necessário para trazer um novo cliente ao seu estabelecimento.
Para mensurar o CAC, você deve fazer a divisão do valor gasto com marketing de vendas dentro de um determinado período, pelo número de novos clientes adquiridos no mesmo período, assim é possível encontrar o custo real para adquirir um novo cliente.

Ao conhecer os indicadores de crescimento é possível compreender a real relevância de cada um deles para a administração de um empreendimento, de forma assertiva. 

E você, já conhecia ou trabalhava com alguns destes indicadores de crescimento em seu posto de combustível

 

O Pró-Frotas desenvolve soluções simples e seguras para reduzir custos e  potencializar seus negócios, tendo a tecnologia como uma de suas principais aliadas. Venha ser Pró você também! 


Deixe seu comentário:

Veja também:

Mais do que um mês, o movimento Maio Amarelo propõe uma mudança de comportamento no trânsito.

20 de maio de 2022

Concurso Cultural - Eu Amarelo no Trânsito

18 de maio de 2022

Fique por dentro dos principais indicadores de crescimento para o posto

25 de abril de 2022

Planejamento e economia: saiba onde sua frota pode reduzir custos

11 de abril de 2022
Tags:
abastecimento interno acidentes de trânsito acúmulo de km álcool em gel analista de frota ano novo avanços tecnológicos boas praticas gestão de frotas businessintelligence campanha capacitação cargas cargo summit 2021 Carsharing causas acidentes de trânsito chuva código de transito brasileiro combustível comunicação comunicação gestão de frotas concurso cultural conectividade congue consumo conta-giros contratação controle controle de combustível controle velocidade coronavírus covid-19 covid19 cuidados cuidados vírus corona cursos para caminhoneiros custos custos operacionais decisões gestor de frota depreciação veicular desafios desgaste da frota despesa dicas dicas frota leve dicas para evitar digital direção defensiva direção econômica direção sustentável economia energytechs entrega erros estresse excel exercícios físicos facilidade flexibilidade frete spot frota Frota de caminhões frota leve frota mista frotas Frotas comerciais Frotas de aluguel de carros Frotas de entregas Frotas de serviços públicos gestão gestão 4.0 gestão de frotas gestao de multas gestão de riscos gestão remota de frotas gestor de frota leve gestor frota leve gps higiene implementação de tecnologia imprevistos indicadores de crescimento da frota indicadores de crescimento para o posto infraestrutura inovação Inteligência artificial ipiranga ipiranga connect ipsum jornada km de vantagem caminhoneiro kpis frotas lançamento legislação lei lei da balança lei de trânsito lei do motorista leitura lista de postos logística lorem maio amarelo manutenção meio ambiente meio ambiente e transporte mensurar eficiência de frota mobilidade elétrica mopp motorista protegido motoritas mudanças mulheres caminhoneiras multas frotas novembro azul otimização otimização de tempo outubro rosa papel parceria peças pedágios perfil caminhoneiro pesagem petrobras mudança combustivel planejamento planejamento financeiro planilhas Pnatrans pneus política poluição pos ipiranga postos práticas de gestão de frotas responsáveis preço preço base preço combustível preço do combustível preco do combustivel frotas prevenção prevenção de acidentes prevenção de acidentes motoristas preventiva produtividade programa saude na estrada quilometragem rastreamento realidade aumentada recolha de nfs recolha de notas fiscais para frotas redução redução de custos refeição refeição grátis rotas roteirização roteirizador rotina RPM safety e security saúde saúde do caminhoneiro saude na estrada segurança segurança de noite Selo Carbon Neutral sem papel serviços Ship From Store sinalização do transporte sinalização frotas Sistema de gestão de frotas solução integrada sono ao volante sustentabilidade tco tecnologia tecnologia de bordo telemetria tempo de viagem tencologia tendências 2021 tipos de frotas transporte treinamentos troca de km troca de veículos da frota trocar frota veículos veículos autônomos veículos elétricos viagem vícios direção