Mais do que um mês, o movimento Maio Amarelo propõe uma mudança de comportamento no trânsito.
Os indicadores de crescimento, conhecidos também como KPI’s, podem ser definidos como métricas para avaliar um estabelecimento, assim como para auxiliar o gestor da empresa a conhecer o negócio, e então criar estratégias assertivas para melhorar o desempenho e atingir os objetivos pré-estabelecidos dentro da gestão. Com a relevância deste tema, hoje vamos falar sobre os principais indicadores de crescimento para o posto, para que você possa direcionar a sua atenção para pontos estratégicos de seu negócio.
O Ticket Médio é um indicador de crescimento que está associado, de modo direto, ao setor de vendas de seu posto, através dele é possível estabelecer o valor médio de vendas dentro de um período de tempo.
Para encontrar o valor deste indicador basta dividir o faturamento do período desejado (mensal, trimestral, semestral, etc), pelo número de vendas realizadas dentro deste período.
Apesar da simplicidade do cálculo, o Ticket Médio é um indicador relevante para compreender como anda o crescimento de seu posto.
Outro indicador pertinente, que deve ser levado em conta no seu posto, é o Índice de Fidelidade. Um cliente fidelizado costuma consumir mais produtos em seu estabelecimento, fazendo com que o Ticket Médio deste tipo de cliente, seja maior quando comparado a um cliente não regular.
Ao obter o índice de fidelidade, você irá compreender qual a quantidade de clientes fidelizados frequentam o seu posto, e se o seu estabelecimento é atrativo ao cliente, para que ele retorne com frequência, e também quais as estratégias ideais a assumir para melhorar este índice.
Vale ressaltar que para alcançar um número real de clientes fidelizados é aconselhado que se use outro indicador, o NPS.
O NPS é um indicador que pode ser utilizado para mensurar o nível de fidelidade de seus clientes, mas além disso, é uma métrica utilizada também, para medir o nível de satisfação de cada consumidor.
Para transformar satisfação e fidelidade em um numeral, é preciso aplicar uma pesquisa entre seus consumidores. Você pode fazer isso, realizando uma simples enquete com a seguinte pergunta: “Em uma escala de zero a dez, qual a probabilidade de indicar nosso posto para um amigo ou familiar?”. A partir daí, você aplicará um simples cálculo para ter o percentual de satisfação de seu estabelecimento de fato.
Resultados entre 0 a 6 classificam os clientes como detratores, resultados entre 7 a 8 como clientes neutros, e resultados entre 9 a 10 como promotores.
Com as respostas em mãos, aplique-as na seguinte fórmula:
NPS = % de clientes promotores – % de clientes detratores
Assim será possível obter o seu NPS de forma simples e eficiente.
Este indicador mostra qual o valor será necessário para trazer um novo cliente ao seu estabelecimento.
Para mensurar o CAC, você deve fazer a divisão do valor gasto com marketing de vendas dentro de um determinado período, pelo número de novos clientes adquiridos no mesmo período, assim é possível encontrar o custo real para adquirir um novo cliente.
Ao conhecer os indicadores de crescimento é possível compreender a real relevância de cada um deles para a administração de um empreendimento, de forma assertiva.
E você, já conhecia ou trabalhava com alguns destes indicadores de crescimento em seu posto de combustível
O Pró-Frotas desenvolve soluções simples e seguras para reduzir custos e potencializar seus negócios, tendo a tecnologia como uma de suas principais aliadas. Venha ser Pró você também!
Deixe seu comentário:
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião do Pró-Frotas.
Mais do que um mês, o movimento Maio Amarelo propõe uma mudança de comportamento no trânsito.
Concurso Cultural - Eu Amarelo no Trânsito
Fique por dentro dos principais indicadores de crescimento para o posto
Planejamento e economia: saiba onde sua frota pode reduzir custos