fbpx Pró-frotas
Avatar

Por Redação

25 de janeiro de 2022

2 min. de leitura

Entenda a relação entre mercado de logística, tecnologia e sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema que passou de secundário a relevante nos últimos anos. Esta transição se deu a partir da conscientização da urgência em garantir às gerações futuras um ambiente capaz de atender às suas necessidades.

Diante disto, em todo o mundo estabeleceu-se ações para assegurar a sanidade dos ecossistemas, e o setor de logística, perante o grande impacto que causa ao ambiente, também se transformou, adotando boas práticas ao longo de toda a sua cadeia.

Junto com as mudanças de atitude, o avanço da tecnologia se tornou aliado à esta busca pela sustentabilidade no setor logístico mundial, levando tudo isso em consideração, o Pró-frotas listou ações que comprovam que esta união, de fato, trará ainda mais benefícios ao ambiente. Confira!

Veículos elétricos

Quando pensamos em tecnologia e sustentabilidade, facilmente vêm à mente os veículos elétricos ou híbridos, não é mesmo?

E sim, esta tecnologia tem como principal objetivo a redução da emissão de gases de efeito estufa, tendo em vista que o setor de transporte é responsável por uma grande parcela da liberação destes gases poluentes na atmosfera.

Hoje já é possível encontrar frotas leves que substituíram seus veículos à combustão por veículos elétricos ou híbridos, entretanto, no setor de transporte de cargas pesadas, os caminhões elétricos ainda não tomaram a frente do mercado, mas estão em constante evolução, e logo poderão tomar a frente.

Veículos não tripulados

Os drones, conhecidos como veículos aéreos não tripulados, também são um exemplo de tecnologia sustentável aliada ao setor logístico, considerando que grandes empresas de e-commerce já aderiram a estes dispositivos para a realização de entregas de pequenos itens.

Ainda que esta tecnologia possui certas limitações por conta de desafios legislativos e técnicos, os drones são sim uma opção com menor impacto negativo ao ambiente e que devem tomar a frente em entregas e delivery muito em breve.

Centros de distribuição “verdes”

Conhecidos pelo termo em inglês “green warehouse”, os centros de distribuição verdes adotam uma postura sustentável utilizando de tecnologias para reduzir os impactos ambientais, juntamente da otimização de processos e redução dos custos.

A ideia central de um green warehouse é buscar por mudanças estratégicas que tornaram as operações mais sustentáveis em um nível global, não apenas focando no impacto dos veículos de transporte em si, mas em toda a sua cadeia.

Aqui, a ideia é trocar a iluminação tradicional por lâmpadas com maior eficiência e menor consumo, como as de LED, por exemplo, substituir os arquivos em papel por sistemas eletrônicos de gestão de dados, optar por embalagens biodegradáveis, fazer a separação dos resíduos de uso interno, ter uma gestão eficiente do estoque, e assim por diante.

Vale ressaltar que além de todas as mudanças para uma maior eficiência, é imprescindível a conscientização dos colaboradores da empresa, para que estes repensem seus atos e adotem uma postura consciente em relação ao uso dos suprimentos dentro do armazém.

Tecnologias acessíveis para auxiliar a sustentabilidade

Agora, se as sugestões de tecnologia e gerenciamento citadas ainda são inacessíveis à sua empresa, você pode adotar outras práticas e recursos a fim de tornar a sua logística mais sustentável, tais como:

  • Gestão de combustível

Uma opção viável a qualquer frota é fazer a gestão de combustível. Através de um sistema é possível conferir quanto cada veículo consome de combustível ao longo de sua atividade, e diante destes dados, você consegue verificar se o consumo está de acordo com o esperado ou não.

Se o nível de consumo está fora dos padrões, você deverá entender as causas para então tomar a atitude mais assertiva, tendo em vista que um maior consumo pode ser causado por conta de um problema mecânico, uma rota ineficiente ou por má condução.

Lembrando que quanto mais combustível o veículo consumir, maior será a emissão de gases de efeito estufa ao ambiente.

  • Roteirização

Adotar um sistema de roteirização é outra prática tecnológica simples e sustentável, que além de reduzir os impactos ao ambiente, reduzirá gastos à empresa e otimizará os seus processos.

Com um sistema de roteirização é possível definir uma rota mais eficaz, reduzindo os trajetos, optando por percurso com menor índice de congestionamento, escolhendo vias com melhores condições, e assim, consequentemente a produção de poluentes será proporcionalmente menor.

  • Manutenção preventiva

Empregar um sistema de calendarização de manutenções em sua frota também é uma boa prática diante da sustentabilidade, já que veículos irregulares tendem a impactar negativamente o ambiente.

A manutenção preventiva é a mais indicada aos veículos, pois através dela é possível averiguar qualquer avaria antes que esta se torne um problema maior e traga a necessidade de uma manutenção corretiva.

Para finalizar, é fundamental ressaltar que nem sempre as soluções indicadas trarão resultados imediatos. Mas certamente estas atitudes e adoção de boas práticas, e as tecnológicas trarão um resultado positivo ao ambiente ao longo dos anos.

 

O Pró-Frotas desenvolve soluções simples e seguras para reduzir custos e  potencializar seus negócios, tendo a tecnologia como uma de suas principais aliadas. Venha ser Pró você também! 


Deixe seu comentário:

Veja também:

Mais do que um mês, o movimento Maio Amarelo propõe uma mudança de comportamento no trânsito.

20 de maio de 2022

Concurso Cultural - Eu Amarelo no Trânsito

18 de maio de 2022

Fique por dentro dos principais indicadores de crescimento para o posto

25 de abril de 2022

Planejamento e economia: saiba onde sua frota pode reduzir custos

11 de abril de 2022
Tags:
abastecimento interno acidentes de trânsito acúmulo de km álcool em gel analista de frota ano novo avanços tecnológicos boas praticas gestão de frotas businessintelligence campanha capacitação cargas cargo summit 2021 Carsharing causas acidentes de trânsito chuva código de transito brasileiro combustível comunicação comunicação gestão de frotas concurso cultural conectividade congue consumo conta-giros contratação controle controle de combustível controle velocidade coronavírus covid-19 covid19 cuidados cuidados vírus corona cursos para caminhoneiros custos custos operacionais decisões gestor de frota depreciação veicular desafios desgaste da frota despesa dicas dicas frota leve dicas para evitar digital direção defensiva direção econômica direção sustentável economia energytechs entrega erros estresse excel exercícios físicos facilidade flexibilidade frete spot frota Frota de caminhões frota leve frota mista frotas Frotas comerciais Frotas de aluguel de carros Frotas de entregas Frotas de serviços públicos gestão gestão 4.0 gestão de frotas gestao de multas gestão de riscos gestão remota de frotas gestor de frota leve gestor frota leve gps higiene implementação de tecnologia imprevistos indicadores de crescimento da frota indicadores de crescimento para o posto infraestrutura inovação Inteligência artificial ipiranga ipiranga connect ipsum jornada km de vantagem caminhoneiro kpis frotas lançamento legislação lei lei da balança lei de trânsito lei do motorista leitura lista de postos logística lorem maio amarelo manutenção meio ambiente meio ambiente e transporte mensurar eficiência de frota mobilidade elétrica mopp motorista protegido motoritas mudanças mulheres caminhoneiras multas frotas novembro azul otimização otimização de tempo outubro rosa papel parceria peças pedágios perfil caminhoneiro pesagem petrobras mudança combustivel planejamento planejamento financeiro planilhas Pnatrans pneus política poluição pos ipiranga postos práticas de gestão de frotas responsáveis preço preço base preço combustível preço do combustível preco do combustivel frotas prevenção prevenção de acidentes prevenção de acidentes motoristas preventiva produtividade programa saude na estrada quilometragem rastreamento realidade aumentada recolha de nfs recolha de notas fiscais para frotas redução redução de custos refeição refeição grátis rotas roteirização roteirizador rotina RPM safety e security saúde saúde do caminhoneiro saude na estrada segurança segurança de noite Selo Carbon Neutral sem papel serviços Ship From Store sinalização do transporte sinalização frotas Sistema de gestão de frotas solução integrada sono ao volante sustentabilidade tco tecnologia tecnologia de bordo telemetria tempo de viagem tencologia tendências 2021 tipos de frotas transporte treinamentos troca de km troca de veículos da frota trocar frota veículos veículos autônomos veículos elétricos viagem vícios direção