fbpx Pró-frotas
Avatar

Por Redação

16 de junho de 2020

2 min. de leitura

Dicas de cuidados para os motoristas e caminhoneiros evitarem o Coronavírus

O mundo está passando por um momento desafiador diante da pandemia da Covid-19, um período delicado que alterou a dinâmica diária das nossas rotinas e trouxe muitos novos desafios. 

Por isso, trouxemos dicas essenciais para que vocês, motoristas e caminhoneiros possam se cuidar no dia a dia e cumprir com segurança, a missão essencial de garantir o abastecimento de itens de necessidades básicas cheguem a todos os brasileiros. Confira:

Lave as mãos frequentemente

Lavar as mãos com água e sabão é a maneira mais eficaz para prevenir-se contra o COVID-19. Sendo assim, lave as mãos com frequência, sempre que possível, por pelo menos 20 segundos, e lembre-se de higienizar dos dedos até os punhos, e para secar, utilize papel/lenços descartáveis.

Tenha por perto álcool em gel

Se possível, mantenha um recipiente com álcool em gel 70% dentro da cabine, para higienizar as mãos sempre que sentir necessidade, ou quando não puder lavar as mãos com água e sabão.

Evite tocar no rosto

Você deve evitar ao máximo levar as mãos ao rosto, pois se estas não estiverem devidamente higienizadas, podem facilmente lhe contaminar através da mucosa da boca, olhos e nariz.

Higienize a cabine do caminhão

Limpar a cabine do caminhão com frequência é essencial para eliminar a presença do vírus.

Lembre-se de higienizar principalmente as partes mais tocadas como, o volante, o câmbio, botões, painel, rádio, e não se esqueça de limpar a maçaneta, tanto interna quanto externa do caminhão.

Para a higienização da cabine você deve utilizar álcool 70% ou uma solução de água e sabão, com um pano ou papel toalha.

Mantenha a cabine ventilada

Manter a circulação de ar dentro da cabine, também é uma prática indicada em relação à prevenção do novo Coronavírus.

E em caso de chuva, ou calor excessivo, você pode ligar o ar condicionado, mas com uma fresta da janela aberta para garantir a circulação.

Mantenha distância

Na estrada é natural encontrar com outras pessoas, mas mantenha um protocolo de prevenção, não cumprimente com apertos de mãos ou abraço. Cumprimente de longe.

É importante manter distância física das pessoas, o indicado é ficar longe, no mínimo, 1,5 metros, cerca de três passos, e lembre-se também de evitar aglomerações.

Não compartilhe objetos pessoais

Compartilhar objetos pessoais também se torna um risco em relação à proliferação da COVID-19, portanto não compartilhe itens como copos, garrafas, talheres, cigarros, e nem a tradicional cuia de chimarrão.

Mantenha hábitos saudáveis

Manter hábitos saudáveis também é uma indicação para se prevenir contra a COVID-19, pois assim estará fortalecendo o seu sistema imunológico.

Tenha uma alimentação saudável, lembre-se de ingerir frutas e verduras, principalmente aquelas ricas em vitamina C.

Sempre que possível, faça exercícios físicos moderados frequentemente, e tenha uma rotina de sono regular, durma pelo menos 7 horas por noite.

Fique alerta aos sintomas da COVID-19

Alguns dos sintomas comuns do novo Coronavírus são: tosse seca, febre (temperatura acima de 37,5), dores no corpo,  e em casos já avançados, falta de ar.

Caso sinta dificuldades respiratórias, procure imediatamente um hospital. Há relatos de pacientes com sintomas de: perda de olfato, diarréia, náuseas e dores abdominais intensas. 

Seguindo estes cuidados básicos baseados em orientações do Ministério da Saúde e da OMS, Organização Mundial da Saúde, sua viagem se tornará mais segura, e a segurança da sua família ficará mais garantida, ao mesmo tempo em que continuará ajudando o país a superar esta fase difícil.

Para mais informações, o Ministério da Saúde disponibilizou o número 136 e também o site: www.coronavirus.saude.gov.br

Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com


Deixe seu comentário:

Veja também:

Estresse no trânsito

23 de novembro de 2020

Novembro Azul

13 de novembro de 2020

Vícios na direção do seu veículo. Saiba como evitar!

10 de novembro de 2020

Novembro azul

6 de novembro de 2020
Tags:
abastecimento interno acidentes de trânsito acúmulo de km álcool em gel boas praticas gestão de frotas campanha capacitação cargas Carsharing causas acidentes de trânsito chuva combustível comunicação comunicação gestão de frotas congue consumo controle controle de combustível controle velocidade coronavírus covid-19 covid19 cuidados cuidados vírus corona custos decisões gestor de frota despesa dicas dicas frota leve dicas para evitar digital entrega erros estresse excel facilidade flexibilidade frota Frota de caminhões frota leve frotas Frotas comerciais Frotas de aluguel de carros Frotas de entregas Frotas de serviços públicos gestão gestão de frotas gestao de multas gestão de riscos gestão remota de frotas gestor de frota leve gestor frota leve gps ipiranga ipiranga connect ipsum jornada km de vantagem caminhoneiro kpis frotas lançamento legislação lei lei do motorista lorem manutenção meio ambiente meio ambiente e transporte mensurar eficiência de frota motorista protegido motoritas mulheres caminhoneiras multas frotas novembro azul otimização otimização de tempo outubro rosa papel parceria pedágios petrobras mudança combustivel planejamento planilhas pneus política pos ipiranga postos práticas de gestão de frotas responsáveis preço preço base preço combustível preço do combustível preco do combustivel frotas prevenção prevenção de acidentes motoristas preventiva programa saude na estrada quilometragem rastreamento recolha de nfs recolha de notas fiscais para frotas redução redução de custos refeição refeição grátis rotas roteirização roteirizador saúde saude na estrada sem papel serviços sinalização do transporte sinalização frotas Sistema de gestão de frotas solução integrada sono ao volante tecnologia de bordo telemetria tempo de viagem tencologia tipos de frotas transporte troca de km troca de veículos da frota trocar frota veículos veículos autônomos veículos elétricos viagem vícios direção