fbpx Pró-frotas
Avatar

Por Redação

2 de março de 2022

2 min. de leitura

Crescimento da mobilidade elétrica no Brasil

Crescimento da mobilidade elétrica no Brasil: conheça as oportunidades

A eletrificação dos veículos é uma tendência crescente no mundo, a qual se expande proporcionalmente às ações desenvolvidas para a descarbonização do setor de transportes, e mesmo frente a desafios, é visível o crescimento da mobilidade elétrica no Brasil.

O setor de transporte é um dos principais responsáveis pela emissão de gases poluentes em um cenário mundial. 

Voltando o foco para o Brasil, segundo o IBGE, até o ano de 2020 havia uma frota de 108 milhões de veículos no país, onde a frota de elétricos no mesmo ano era inferior a 1%.

Com estes dados, é fácil compreender como o setor de transporte no Brasil impacta diretamente nos níveis de poluição do país. E para frear estas consequências, o mercado busca por alternativas à mobilidade tradicional, trazendo propostas consonantes à eletrificação de frotas.

Infraestrutura de carregamento

Postos de recarga para veículos elétricos é o ponto crítico para que a mobilidade elétrica avance no Brasil, e diferentemente de alguns países europeus, no país há poucos pontos onde há disponível opções para o carregamento do veículo.

Entretanto, o planejamento é ampliar o número de eletropostos disponíveis para os motoristas em todo o país, garantindo também uma oportunidade para empresas que atuam neste setor.

Além de postos de recarga públicos, com o crescimento do número de veículos elétricos no país, é expectável que empresas e residências passem a conter um ponto de carregamento em seu interior, ampliando as oportunidades para o mercado que trabalha com esta infraestrutura.

Crescimento das Energytechs

As Energytechs podem ser definidas como startups que atuam no setor de energia, e dentre suas diferentes categorias, detêm o setor de Energia Renovável como o mais significativo.

O setor de energia renovável atua de maneira direta e indireta com a mobilidade elétrica, tendo em vista que há um aumento pela busca da transição energética residencial, onde sistemas de energia solar estão sendo introduzidos em residências para produzir e armazenar energia.

Sendo assim, uma residência que possui um sistema alternativo para a produção de energia e ao mesmo tempo possui um veículo elétrico, o qual é recarregado em casa, garante uma locomoção com baixos impactos ao ambiente.

Isto nos revela mais uma oportunidade de mercado ligada convenientemente ao setor da mobilidade elétrica.

Carsharing

O Carsharing já vem sendo uma tendência no país. Trata-se do serviço de compartilhamento de veículos, onde a ideia central é alugar veículos para pessoas que necessitem de locomoção por um curto período de tempo, se tornando uma alternativa mais econômica quando comparada a um carro próprio.

E dentro deste nicho surge a sugestão de compartilhar veículos elétricos, se tornando uma proposta mais sustentável à mobilidade urbana.

Soluções digitais para o ecossistema

O ecossistema da mobilidade elétrica se torna um terreno fértil para quem trabalha com soluções digitais, oferecendo um número elevado de oportunidades de negócio.

Plataformas de Carsharing, soluções de pagamento para recargas, aplicativos voltados para usuários de veículos elétricos, conectividade entre veículos elétricos de uma mesma frota, plataformas de gestão, são apenas alguns dos cenários a serem explorados dentro deste setor. Há muito ainda por vir!

 

O Pró-Frotas desenvolve soluções simples e seguras para reduzir custos e  potencializar seus negócios, tendo a tecnologia como uma de suas principais aliadas. Venha ser Pró você também! 


Deixe seu comentário:

Veja também:

Mais do que um mês, o movimento Maio Amarelo propõe uma mudança de comportamento no trânsito.

20 de maio de 2022

Concurso Cultural - Eu Amarelo no Trânsito

18 de maio de 2022

Fique por dentro dos principais indicadores de crescimento para o posto

25 de abril de 2022

Planejamento e economia: saiba onde sua frota pode reduzir custos

11 de abril de 2022
Tags:
abastecimento interno acidentes de trânsito acúmulo de km álcool em gel analista de frota ano novo avanços tecnológicos boas praticas gestão de frotas businessintelligence campanha capacitação cargas cargo summit 2021 Carsharing causas acidentes de trânsito chuva código de transito brasileiro combustível comunicação comunicação gestão de frotas concurso cultural conectividade congue consumo conta-giros contratação controle controle de combustível controle velocidade coronavírus covid-19 covid19 cuidados cuidados vírus corona cursos para caminhoneiros custos custos operacionais decisões gestor de frota depreciação veicular desafios desgaste da frota despesa dicas dicas frota leve dicas para evitar digital direção defensiva direção econômica direção sustentável economia energytechs entrega erros estresse excel exercícios físicos facilidade flexibilidade frete spot frota Frota de caminhões frota leve frota mista frotas Frotas comerciais Frotas de aluguel de carros Frotas de entregas Frotas de serviços públicos gestão gestão 4.0 gestão de frotas gestao de multas gestão de riscos gestão remota de frotas gestor de frota leve gestor frota leve gps higiene implementação de tecnologia imprevistos indicadores de crescimento da frota indicadores de crescimento para o posto infraestrutura inovação Inteligência artificial ipiranga ipiranga connect ipsum jornada km de vantagem caminhoneiro kpis frotas lançamento legislação lei lei da balança lei de trânsito lei do motorista leitura lista de postos logística lorem maio amarelo manutenção meio ambiente meio ambiente e transporte mensurar eficiência de frota mobilidade elétrica mopp motorista protegido motoritas mudanças mulheres caminhoneiras multas frotas novembro azul otimização otimização de tempo outubro rosa papel parceria peças pedágios perfil caminhoneiro pesagem petrobras mudança combustivel planejamento planejamento financeiro planilhas Pnatrans pneus política poluição pos ipiranga postos práticas de gestão de frotas responsáveis preço preço base preço combustível preço do combustível preco do combustivel frotas prevenção prevenção de acidentes prevenção de acidentes motoristas preventiva produtividade programa saude na estrada quilometragem rastreamento realidade aumentada recolha de nfs recolha de notas fiscais para frotas redução redução de custos refeição refeição grátis rotas roteirização roteirizador rotina RPM safety e security saúde saúde do caminhoneiro saude na estrada segurança segurança de noite Selo Carbon Neutral sem papel serviços Ship From Store sinalização do transporte sinalização frotas Sistema de gestão de frotas solução integrada sono ao volante sustentabilidade tco tecnologia tecnologia de bordo telemetria tempo de viagem tencologia tendências 2021 tipos de frotas transporte treinamentos troca de km troca de veículos da frota trocar frota veículos veículos autônomos veículos elétricos viagem vícios direção