Mais do que um mês, o movimento Maio Amarelo propõe uma mudança de comportamento no trânsito.
Crescimento da mobilidade elétrica no Brasil: conheça as oportunidades
A eletrificação dos veículos é uma tendência crescente no mundo, a qual se expande proporcionalmente às ações desenvolvidas para a descarbonização do setor de transportes, e mesmo frente a desafios, é visível o crescimento da mobilidade elétrica no Brasil.
O setor de transporte é um dos principais responsáveis pela emissão de gases poluentes em um cenário mundial.
Voltando o foco para o Brasil, segundo o IBGE, até o ano de 2020 havia uma frota de 108 milhões de veículos no país, onde a frota de elétricos no mesmo ano era inferior a 1%.
Com estes dados, é fácil compreender como o setor de transporte no Brasil impacta diretamente nos níveis de poluição do país. E para frear estas consequências, o mercado busca por alternativas à mobilidade tradicional, trazendo propostas consonantes à eletrificação de frotas.
Postos de recarga para veículos elétricos é o ponto crítico para que a mobilidade elétrica avance no Brasil, e diferentemente de alguns países europeus, no país há poucos pontos onde há disponível opções para o carregamento do veículo.
Entretanto, o planejamento é ampliar o número de eletropostos disponíveis para os motoristas em todo o país, garantindo também uma oportunidade para empresas que atuam neste setor.
Além de postos de recarga públicos, com o crescimento do número de veículos elétricos no país, é expectável que empresas e residências passem a conter um ponto de carregamento em seu interior, ampliando as oportunidades para o mercado que trabalha com esta infraestrutura.
As Energytechs podem ser definidas como startups que atuam no setor de energia, e dentre suas diferentes categorias, detêm o setor de Energia Renovável como o mais significativo.
O setor de energia renovável atua de maneira direta e indireta com a mobilidade elétrica, tendo em vista que há um aumento pela busca da transição energética residencial, onde sistemas de energia solar estão sendo introduzidos em residências para produzir e armazenar energia.
Sendo assim, uma residência que possui um sistema alternativo para a produção de energia e ao mesmo tempo possui um veículo elétrico, o qual é recarregado em casa, garante uma locomoção com baixos impactos ao ambiente.
Isto nos revela mais uma oportunidade de mercado ligada convenientemente ao setor da mobilidade elétrica.
O Carsharing já vem sendo uma tendência no país. Trata-se do serviço de compartilhamento de veículos, onde a ideia central é alugar veículos para pessoas que necessitem de locomoção por um curto período de tempo, se tornando uma alternativa mais econômica quando comparada a um carro próprio.
E dentro deste nicho surge a sugestão de compartilhar veículos elétricos, se tornando uma proposta mais sustentável à mobilidade urbana.
O ecossistema da mobilidade elétrica se torna um terreno fértil para quem trabalha com soluções digitais, oferecendo um número elevado de oportunidades de negócio.
Plataformas de Carsharing, soluções de pagamento para recargas, aplicativos voltados para usuários de veículos elétricos, conectividade entre veículos elétricos de uma mesma frota, plataformas de gestão, são apenas alguns dos cenários a serem explorados dentro deste setor. Há muito ainda por vir!
O Pró-Frotas desenvolve soluções simples e seguras para reduzir custos e potencializar seus negócios, tendo a tecnologia como uma de suas principais aliadas. Venha ser Pró você também!
Deixe seu comentário:
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião do Pró-Frotas.
Mais do que um mês, o movimento Maio Amarelo propõe uma mudança de comportamento no trânsito.
Concurso Cultural - Eu Amarelo no Trânsito
Fique por dentro dos principais indicadores de crescimento para o posto
Planejamento e economia: saiba onde sua frota pode reduzir custos