fbpx Pró-frotas
Avatar

Por Redação

4 de outubro de 2021

2 min. de leitura

Conheça a lei que transformará o mercado de recarga para veículos elétricos e híbridos

A mobilidade elétrica, que antes era tida como um futuro distante, já se tornou uma realidade vigente. E com a preocupação com a sustentabilidade aumentada, o número de carros movidos a eletricidade tende a aumentar no país.

Com este assunto em pauta, hoje separamos algumas informações sobre a Lei municipal de nº 17.366, a qual transformará o mercado de recarga para veículos elétricos e híbridos. Confira!

Que Lei é essa?

A Lei municipal nº 17.366, de março de 2020, foi aprovada pelo prefeito da cidade de São Paulo – SP, Bruno Covas, e entrou em vigor no mês de março de 2021.

Esta lei prevê como obrigatoriedade que, a partir da data citada acima, os condomínios residenciais e comerciais do município deverão apresentar uma solução para recarga de veículos elétricos em seus edifícios.

Vale ressaltar que o estado de São Paulo, assim como o município homologo, engloba a maior frota de veículos elétricos, híbridos ou não, do país.

A quem esta Lei se aplica?

A Lei nº 17.366 se aplica apenas para projetos de condomínios, residenciais ou comerciais, que foram protocolados a partir do dia em que houve a implementação da lei, ou seja, a partir do dia 31 de março deste ano.

Esta lei refere-se apenas a construções particulares, não se aplicando a empreendimentos resultantes de programas de habitação pública ou que utilizem subsídios do governo em sua construção.

Exclui-se também os edifícios residenciais ou comerciais já consolidados, ou projetos já em andamento.

Obrigatoriedades descritas pela Lei 17.366/2020

A Lei prevê que os condomínios aos quais a mesma é aplicável, devem disponibilizar um modo de recarga para veículo elétrico de acordo com as normas técnicas brasileiras.

Destaca-se que o número de pontos de carregamento para cada condomínio não foi definido por lei, e a quantidade pode ser escolhida pela própria construtora de acordo com o seu projeto e orçamento.

Outra obrigatoriedade descrita pela lei é que a medição do consumo de energia utilizada no carregamento de um veículo deve se dar de maneira individualizada, e a cobrança deve ser feita conforme as normas das concessionárias de eletricidade atuantes no país.

Mobilidade elétrica no Brasil do futuro

A mobilidade elétrica é uma tendência mundial, além dos carros elétricos, já é possível encontrar ônibus, caminhões, bicicletas e patinetes que utilizam desta tecnologia para se locomover.

Junto com esta tecnologia, novos nichos de mercado se abriram dentro da economia brasileira, onde além das montadoras de veículos com propulsão elétrica, já é possível encontrar empresas especializadas apenas na fabricação de aparelhos de recarga para este tipo de transporte.

Outro setor que tende a se modificar diante desta lei, é o de construção civil, principalmente as construtoras, as quais podem e vão utilizar da presença de uma solução de abastecimento, ou pelo menos a estrutura preparada para receber um aparelho de recarga no futuro, como estratégia de marketing para conseguir novos clientes.

A Lei 17.366/2020 está em vigor apenas no município de São Paulo, mas é uma proposta que pode ser adotada pelas demais cidades do país, tendo em vista que transportes movidos a eletricidade são uma tendência mundial.


Deixe seu comentário:

Veja também:

Mais do que um mês, o movimento Maio Amarelo propõe uma mudança de comportamento no trânsito.

20 de maio de 2022

Concurso Cultural - Eu Amarelo no Trânsito

18 de maio de 2022

Fique por dentro dos principais indicadores de crescimento para o posto

25 de abril de 2022

Planejamento e economia: saiba onde sua frota pode reduzir custos

11 de abril de 2022
Tags:
abastecimento interno acidentes de trânsito acúmulo de km álcool em gel analista de frota ano novo avanços tecnológicos boas praticas gestão de frotas businessintelligence campanha capacitação cargas cargo summit 2021 Carsharing causas acidentes de trânsito chuva código de transito brasileiro combustível comunicação comunicação gestão de frotas concurso cultural conectividade congue consumo conta-giros contratação controle controle de combustível controle velocidade coronavírus covid-19 covid19 cuidados cuidados vírus corona cursos para caminhoneiros custos custos operacionais decisões gestor de frota depreciação veicular desafios desgaste da frota despesa dicas dicas frota leve dicas para evitar digital direção defensiva direção econômica direção sustentável economia energytechs entrega erros estresse excel exercícios físicos facilidade flexibilidade frete spot frota Frota de caminhões frota leve frota mista frotas Frotas comerciais Frotas de aluguel de carros Frotas de entregas Frotas de serviços públicos gestão gestão 4.0 gestão de frotas gestao de multas gestão de riscos gestão remota de frotas gestor de frota leve gestor frota leve gps higiene implementação de tecnologia imprevistos indicadores de crescimento da frota indicadores de crescimento para o posto infraestrutura inovação Inteligência artificial ipiranga ipiranga connect ipsum jornada km de vantagem caminhoneiro kpis frotas lançamento legislação lei lei da balança lei de trânsito lei do motorista leitura lista de postos logística lorem maio amarelo manutenção meio ambiente meio ambiente e transporte mensurar eficiência de frota mobilidade elétrica mopp motorista protegido motoritas mudanças mulheres caminhoneiras multas frotas novembro azul otimização otimização de tempo outubro rosa papel parceria peças pedágios perfil caminhoneiro pesagem petrobras mudança combustivel planejamento planejamento financeiro planilhas Pnatrans pneus política poluição pos ipiranga postos práticas de gestão de frotas responsáveis preço preço base preço combustível preço do combustível preco do combustivel frotas prevenção prevenção de acidentes prevenção de acidentes motoristas preventiva produtividade programa saude na estrada quilometragem rastreamento realidade aumentada recolha de nfs recolha de notas fiscais para frotas redução redução de custos refeição refeição grátis rotas roteirização roteirizador rotina RPM safety e security saúde saúde do caminhoneiro saude na estrada segurança segurança de noite Selo Carbon Neutral sem papel serviços Ship From Store sinalização do transporte sinalização frotas Sistema de gestão de frotas solução integrada sono ao volante sustentabilidade tco tecnologia tecnologia de bordo telemetria tempo de viagem tencologia tendências 2021 tipos de frotas transporte treinamentos troca de km troca de veículos da frota trocar frota veículos veículos autônomos veículos elétricos viagem vícios direção