fbpx Pró-frotas
Avatar

Por Redação

5 de junho de 2020

2 min. de leitura

Boas práticas para uma gestão de frotas responsável com o meio ambiente

As práticas sustentáveis, também irão influenciar positivamente na produtividade de sua empresa.

A sustentabilidade é um dos temas que vinha sendo muito abordado atualmente, porém acabou perdendo um pouco de protagonismo frente a pandemia da COVID-19. Esse é um assunto essencial para mantermos a longevidade dos recursos, e por isso devemos ficar atento as práticas de preservação ambiental.

No setor de transporte, a preocupação com o meio ambiente também está presente, tendo em vista que o transporte de passageiros e cargas têm grande impacto ambiental, e ocupam posições altas no ranking de atividades econômicas que mais emitem CO2.

Considerando que 70% da poluição do ar nas grandes cidades é gerada pelos veículos, trazer consciência e responsabilidade ambiental para a sua empresa de frotas, é indispensável.

As práticas sustentáveis, também irão influenciar positivamente na produtividade de sua empresa. Pensando nisto, separamos algumas boas práticas para uma gestão de frotas responsável com o meio ambiente, confira:

Busque por veículos sustentáveis

Uma boa iniciativa é buscar por veículos sustentáveis na hora de montar ou renovar a sua frota.

Você pode optar por veículos híbridos, os quais utilizam tanto o motor a combustão quanto um propulsor através de energia elétrica, o que irá diminuir cerca de 50% o consumo de combustível, e consequentemente também diminuirá a emissão de CO2.

Outra opção é buscar por veículos flex, e quando o valor do álcool for até 80% menor que o da gasolina, optar por abastecer o veículo com este combustível, o qual por sua vez, é menos poluente.

Há também outras opções que emitem menos CO2, como o GNV, por exemplo, mas a sua escolha deve ser feita de acordo com as necessidades de sua empresa, e melhor custo benefício, levando em conta o impacto ambiental de cada uma.

Mantenha o calendário de manutenções em dia

Fazer a manutenção preventiva dos veículos conforme o indicado pelo fabricante, fará com que os mesmos rodem em suas melhores condições, evitando a queima desnecessária de combustível, assim como manutenções corretivas ocasionadas pelo mau uso dos mesmos.

Use os veículos de maneira adequada

Manter o uso adequado dos veículos é indispensável, levando em conta uma frota que trabalha com o transporte de cargas, é fundamental não carregar peso demasiado ao indicado.

Quando isso ocorre, o veículo gasta mais combustível e emite mais poluentes, o que além de provocar um desgaste às vias públicas.

Este cenário também ocasiona o desgaste de seus próprios pneus, devido ao peso exacerbado, o que consequentemente acarretará em um maior custo de manutenção a sua empresa.

Disponibilize treinamento aos seus motoristas

Disponibilizar um treinamento aos seus colaboradores também é uma prática simples, que poderá além de aumentar a produtividade de sua frota, reduzir os impactos com o meio ambiente.

Foque em uma condução adequada, traga dicas para uma direção defensiva, as quais irão reduzir os possíveis acidentes durante a rota.

Ensinamentos como evitar frenagens bruscas e acelerações desnecessárias, também devem estar presentes no treinamento, pois isto além de diminuir os desgastes dos veículos, auxilia numa condução mais sustentável.

Além disso, traga informações sobre o descarte correto dos lixos gerados durante as viagens, assim como o destino certo para resíduos gerados pelo veículo.

Fique atento aos pneus de sua frota

Estar atento aos pneus, também é muito importante quando buscamos práticas sustentáveis no setor de frotas.

Uma dica, é fazer a troca dos modelos convencionais por pneus considerados verdes, ecológicos, os quais utilizam menos petróleo em sua composição, trazem 5% de redução no consumo, possuem uma durabilidade maior, uma maior adesão à pista em dias de chuva, e menor incidência de ruídos.

Agora, independente do modelo de pneu adotado, calibrá-los a cada 15 dias é essencial para manter a pressão correta dos mesmos, e diminuir o desgaste.

Procure a otimização de rotas

Otimizar as suas rotas também irá influenciar diretamente na sustentabilidade de sua frota, pois buscar por itinerários mais curtos, rotas com menos movimento, em horários fora do pico de trânsito local, irá diminuir a produção de poluentes, assim como aumentar a produtividade.

Invista em softwares de gestão

Adotar um software de gestão de frota irá auxiliar a identificar os pontos em que sua frota gera mais custos e mais impacto ambiental, e com ele, será possível adotar práticas mais sustentáveis mais assertivas.

E para facilitar ainda mais a sua gestão, nós trazemos uma solução completa para a gerir o abastecimento da sua frota, em um sistema 100% digital e sem qualquer custo. Saiba como, entrando em contato conosco.

Crie ações para compensar

Por mais que busquemos por soluções sustentáveis para o setor de frotas, sempre haverá, por menor que seja, a emissão de certos poluentes, e para compensar, você pode criar e investir em ações que ajudem ao meio ambiente.

Você pode apostar em projetos de reciclagem, projetos de preservação do meio ambiente, ou projetos educacionais relacionados também a preservação do meio ambiente, e assim por diante.

Vale ressaltar que cada pequena mudança de hábito dentro de sua frota, irá trazer uma grande influência no impacto ambiental causado pela sua empresa.

Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com


Deixe seu comentário:

Veja também:

Mulheres caminhoneiras: representatividade pelas estradas brasileiras

13 de outubro de 2020

Acidentes de trânsito: principais causas e como preveni-las

8 de outubro de 2020

Pé no Freio - Dicas simples de como fazer a gestão da velocidade de sua frota

8 de outubro de 2020

Entrega Expressa, entenda os desafios!

28 de setembro de 2020
Tags:
abastecimento interno acidentes de trânsito acúmulo de km álcool em gel boas praticas gestão de frotas campanha capacitação cargas Carsharing causas acidentes de trânsito chuva combustível comunicação comunicação gestão de frotas congue consumo controle controle de combustível controle velocidade coronavírus covid-19 covid19 cuidados cuidados vírus corona custos decisões gestor de frota despesa dicas dicas frota leve dicas para evitar digital entrega erros excel facilidade flexibilidade frota Frota de caminhões frota leve frotas Frotas comerciais Frotas de aluguel de carros Frotas de entregas Frotas de serviços públicos gestão gestão de frotas gestao de multas gestão de riscos gestão remota de frotas gestor de frota leve gestor frota leve gps ipiranga ipiranga connect ipsum jornada km de vantagem caminhoneiro kpis frotas lançamento legislação lei lei do motorista lorem manutenção meio ambiente meio ambiente e transporte mensurar eficiência de frota motorista protegido motoritas mulheres caminhoneiras multas frotas otimização otimização de tempo outubro rosa papel parceria pedágios petrobras mudança combustivel planejamento planilhas pneus política pos ipiranga postos práticas de gestão de frotas responsáveis preço preço base preço combustível preço do combustível preco do combustivel frotas prevenção prevenção de acidentes motoristas preventiva programa saude na estrada quilometragem rastreamento recolha de nfs recolha de notas fiscais para frotas redução redução de custos refeição refeição grátis rotas roteirização roteirizador saude na estrada sem papel serviços sinalização do transporte sinalização frotas Sistema de gestão de frotas solução integrada tecnologia de bordo telemetria tempo de viagem tencologia tipos de frotas transporte troca de km troca de veículos da frota trocar frota veículos veículos autônomos veículos elétricos viagem