fbpx Pró-frotas
Avatar

Por Clarissa

13 de junho de 2020

2 min. de leitura

As principais decisões de um gestor de frotas

Dentro da gestão de frotas, dedicar um tempo especial para planejamento e controle são essenciais. E para que isto seja possível, o gestor deve tomar certas decisões visando maximizar o desempenho, e minimizar os custos de sua frota.

Pensando nisto, colocamos referências para apoiar algumas tarefas e decisões que devem ser feitas por um gestor de frota. Confira:

Definir entre uma frota própria ou uma frota terceirizada

Uma das principais decisões que um gestor de frotas tem que tomar, é a de escolher o tipo de frota que melhor se encaixa em seu modelo de negócio.

Ele pode optar por montar uma frota própria, ou pode decidir por uma frota terceirizada, onde sua decisão está diretamente ligada à uma análise cuidadosa das características de cada modelo de frota. 

Dessa forma, levando em consideração a qualidade e eficiência dos serviços prestados, os custos envolvidos, a rentabilidade, o retorno dos investimentos, assim como as demais vantagens e desvantagens de cada modelo.

Outra opção que pode ser viável para certas empresas, é optar por um sistema misto, com veículos próprios e terceirizados. 

Por isto a análise detalhada dos pontos se faz necessária para uma melhor tomada de decisão.

Escolher os veículos da frota

Depois de definido o tipo de frota a ser utilizada por sua empresa, o gestor tem uma outra decisão a tomar, escolher os veículos certos para desempenhar as suas atividades.

Seja a sua frota leve ou pesada, há alguns tópicos que devem ser levados em conta na hora de compor sua frota, tais como o serviço que será prestado, a intensidade de uso dos veículos, as rotas habituais, e assim por diante.

Deste modo, é possível montar uma frota com veículos que vão desempenhar as atividades com competência, assim como que tenham um bom custo benefício para a sua empresa.

Determinar o tamanho da frota

Determinar o tamanho da frota também é uma decisão importante que deve ser tomada pelo gestor. 

Aqui ele irá determinar a quantidade de veículos ideal para executar os planos da empresa.

O gestor deve sempre buscar por equilíbrio, nem veículos a mais para gerar gastos com manutenção e documentos de modelos parados, nem veículos a menos, onde as atividades ficarão defasadas por falta de veículos disponíveis.

Criar um calendário de manutenção da frota

A manutenção da frota é um procedimento indispensável para que os veículos operem de maneira adequada, conferindo segurança aos seus colaboradores, e minimizando gastos desnecessários por falhas no sistema.

Por isso, o gestor deve criar um calendário de manutenção de sua frota, o qual deve incluir todos os tipos de manutenção (preventiva, operativa e corretiva) para cada veículo.

Determinar a hora de renovar a frota

Quando é visto que a frota atual da empresa já não é capaz de desempenhar as atividades requeridas com precisão, e os custos gerados pela mesma ultrapassam o limite determinado, cabe ao gestor determinar a renovação da frota.

Optar ou não por um sistema de gestão

Outra decisão que o gestor de frotas deve tomar durante a sua gerência, é optar ou não por um sistema de gestão.

Hoje um sistema de gestão de frotas tem o intuito de facilitar a vida do gestor, auxiliando no controle de diversos pontos dentro da frota, tais como gestão de combustível, gestão de colaboradores, gestão do calendário de manutenção, centralizar dados da empresa, entre outros.

Portanto, optar por um sistema de gestão tende a reduzir os custos e maximizar a produtividade da empresa, devido ao auxílio que traz aos gestores.

O Pró-Frotas traz uma solução completa para gerir a sua frota, através de um sistema 100% digital e sem qualquer custo. Nós podemos lhe ajudar a gerir a sua frota, e consequentemente maximizar sua produtividade. Saiba como, entrando em contato conosco!

Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com


Deixe seu comentário:

Veja também:

Quais são as principais características dos tipos de frotas existentes

25 de junho de 2020

Dicas de cuidados para os motoristas e caminhoneiros evitarem o Coronavírus

16 de junho de 2020

As principais decisões de um gestor de frotas

13 de junho de 2020

6 dicas para a boa gestão de uma Frota Leve

10 de junho de 2020
Tags: