fbpx Pró-frotas
Avatar

Por Redação

10 de junho de 2020

2 min. de leitura

6 dicas para a boa gestão de uma Frota Leve

Se a sua empresa atua em centros urbanos, apostar em uma frota leve para realizar os serviços, é indispensável para oferecer agilidade e eficiência aos seus clientes e colaboradores.

Hoje, separamos 6 dicas para que você possa entender como fazer uma boa gestão de uma Frota Leve, confira:

 

1. Escolha os modelos com atenção

Em primeiro lugar, você deve escolher os veículos de sua frota leve com atenção, é importante levar em consideração as atividades da empresa, para fazer uma escolha mais assertiva.

Uma frota leve é composta por utilitários, que possuem maior flexibilidade de rotas, e são ótimos para quem costuma dirigir dentro das cidades.

Se o seu negócio estiver relacionado com o transporte de cargas, busque por um modelo com maior espaço interno para melhor atender suas necessidades.

Já, se a sua empresa atua no ramo de transporte de pessoas, ou possui uma equipe técnica que viaja constantemente, busque por veículos com espaço interno confortável.

Um outro ponto que deve ser analisado ao escolher os modelos de sua frota leve, é o consumo de combustível. É indispensável buscar por veículos com um baixo consumo e um bom desempenho.

Outra dica é priorizar por uma padronização da frota leve. Busque por modelos equivalentes, para que a sua gestão seja facilitada.

 

2. Fique atento aos custos da frota

Vale lembrar que cada modelo possui um valor específico para as manutenções de rotina, bem como um custo definido de documentação, como o IPVA, licenciamento e seguro DPVAT. 

Esses custos devem ser analisados cuidadosamente antes de comprar qualquer veículo para a sua frota leve.

 

3. Pondere sobre a alocação

Outra dica que você não pode ignorar, para fazer uma boa gestão da sua frota leve, é definir sobre a alocação dos veículos da sua frota.

Você possui duas opções principais, a primeira é considerar deixar o veículo com o colaborador, onde o mesmo irá guardar o carro em sua residência e a segunda opção é você optar por um local para manter os veículos, que pode ser dentro da sua própria empresa, se houver estrutura, ou então em uma garagem terceirizada.

 

4. Dimensione o tamanho da frota

Na hora de dimensionar a sua frota, você deve levar em conta as necessidades de sua empresa, para não correr o risco de superestimar ou subestimar o número de veículos necessários.

É importante analisar a frequência de utilização dos veículos, a quantidade de funcionários e o tamanho da alocação.

E caso você não queira adquirir todos os modelos de uma só vez, lembre-se que há a opção de terceirizar este serviço, como alugando veículos para compor a sua frota.

5. Não se esqueça do seguro!

Uma dica de ouro para quem possui uma frota, seja esta leve ou pesada, é contratar um seguro para os seus veículos.

Isto fará com que haja maior segurança em diversas possíveis situações, desde um um acidente, sinistro, furto, e até mesmo falhas mecânicas.

E embora, muita gente ache que o valor para o seguro de uma frota pode ser um enorme custo, a maioria das seguradoras trabalha com valores diferenciados para frotas, compensando pelo número maior de veículos.

Vale lembrar, que a partir de dois veículos já é considerado uma frota.

6. Aposte em um sistema de gestão

A tecnologia é sua aliada, e na hora de gerenciar a sua frota leve, a utilização de um sistema de gestão é imprescindível.

É possível encontrar diversas soluções, que são capazes de coletar dados relevantes para a sua empresa, e que lhe auxiliarão em uma melhor tomada de decisões.

A tecnologia vêm para ser sua aliada e otimizar os processos de gestão, diminuir burocracias e possíveis erros humanos, oferecendo relatórios completos, tornando sua gestão mais eficiente, e consequentemente, maximizando sua produtividade e diminuindo os seus custos.

O Pró-Frotas se destaca no mercado por ser a primeira solução de gestão de abastecimento de frotas 100% digital e gratuita do país. Com nossa solução, não há necessidade de cartões, dispositivos e ainda somos uma solução parceira da Rede Ipiranga.

Nós podemos lhe ajudar a gerir o abastecimento sua frota, de ponta a ponta, e consequentemente maximizar sua produtividade. Saiba como, entrando em contato conosco!

Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com


Deixe seu comentário:

Veja também:

Entenda a importância do planejamento financeiro para caminhoneiros

26 de julho de 2021

7 dicas de segurança para dirigir à noite com tranquilidade

19 de julho de 2021

Quais são os principais indicadores de crescimento da frota?

12 de julho de 2021

Saúde do motorista: quais são os principais cuidados?

5 de julho de 2021
Tags:
abastecimento interno acidentes de trânsito acúmulo de km álcool em gel analista de frota ano novo boas praticas gestão de frotas campanha capacitação cargas Carsharing causas acidentes de trânsito chuva combustível comunicação comunicação gestão de frotas congue consumo conta-giros contratação controle controle de combustível controle velocidade coronavírus covid-19 covid19 cuidados cuidados vírus corona cursos para caminhoneiros custos custos operacionais decisões gestor de frota desafios desgaste da frota despesa dicas dicas frota leve dicas para evitar digital direção defensiva direção econômica direção sustentável entrega erros estresse excel exercícios físicos facilidade flexibilidade frete spot frota Frota de caminhões frota leve frotas Frotas comerciais Frotas de aluguel de carros Frotas de entregas Frotas de serviços públicos gestão gestão de frotas gestao de multas gestão de riscos gestão remota de frotas gestor de frota leve gestor frota leve gps higiene implementação de tecnologia imprevistos indicadores de crescimento da frota ipiranga ipiranga connect ipsum jornada km de vantagem caminhoneiro kpis frotas lançamento legislação lei lei da balança lei de trânsito lei do motorista leitura logística lorem manutenção meio ambiente meio ambiente e transporte mensurar eficiência de frota mopp motorista protegido motoritas mudanças mulheres caminhoneiras multas frotas novembro azul otimização otimização de tempo outubro rosa papel parceria peças pedágios perfil caminhoneiro pesagem petrobras mudança combustivel planejamento planejamento financeiro planilhas Pnatrans pneus política poluição pos ipiranga postos práticas de gestão de frotas responsáveis preço preço base preço combustível preço do combustível preco do combustivel frotas prevenção prevenção de acidentes prevenção de acidentes motoristas preventiva produtividade programa saude na estrada quilometragem rastreamento recolha de nfs recolha de notas fiscais para frotas redução redução de custos refeição refeição grátis rotas roteirização roteirizador rotina RPM safety e security saúde saúde do caminhoneiro saude na estrada segurança segurança de noite Selo Carbon Neutral sem papel serviços sinalização do transporte sinalização frotas Sistema de gestão de frotas solução integrada sono ao volante tco tecnologia de bordo telemetria tempo de viagem tencologia tendências 2021 tipos de frotas transporte treinamentos troca de km troca de veículos da frota trocar frota veículos veículos autônomos veículos elétricos viagem vícios direção