fbpx Pró-frotas
Avatar

Por Clarissa

10 de junho de 2020

2 min. de leitura

6 dicas para a boa gestão de uma Frota Leve

Se a sua empresa atua em centros urbanos, apostar em uma frota leve para realizar os serviços, é indispensável para oferecer agilidade e eficiência aos seus clientes e colaboradores.

Hoje, separamos 6 dicas para que você possa entender como fazer uma boa gestão de uma Frota Leve, confira:

 

1. Escolha os modelos com atenção

Em primeiro lugar, você deve escolher os veículos de sua frota leve com atenção, é importante levar em consideração as atividades da empresa, para fazer uma escolha mais assertiva.

Uma frota leve é composta por utilitários, que possuem maior flexibilidade de rotas, e são ótimos para quem costuma dirigir dentro das cidades.

Se o seu negócio estiver relacionado com o transporte de cargas, busque por um modelo com maior espaço interno para melhor atender suas necessidades.

Já, se a sua empresa atua no ramo de transporte de pessoas, ou possui uma equipe técnica que viaja constantemente, busque por veículos com espaço interno confortável.

Um outro ponto que deve ser analisado ao escolher os modelos de sua frota leve, é o consumo de combustível. É indispensável buscar por veículos com um baixo consumo e um bom desempenho.

Outra dica é priorizar por uma padronização da frota leve. Busque por modelos equivalentes, para que a sua gestão seja facilitada.

 

2. Fique atento aos custos da frota

Vale lembrar que cada modelo possui um valor específico para as manutenções de rotina, bem como um custo definido de documentação, como o IPVA, licenciamento e seguro DPVAT. 

Esses custos devem ser analisados cuidadosamente antes de comprar qualquer veículo para a sua frota leve.

 

3. Pondere sobre a alocação

Outra dica que você não pode ignorar, para fazer uma boa gestão da sua frota leve, é definir sobre a alocação dos veículos da sua frota.

Você possui duas opções principais, a primeira é considerar deixar o veículo com o colaborador, onde o mesmo irá guardar o carro em sua residência e a segunda opção é você optar por um local para manter os veículos, que pode ser dentro da sua própria empresa, se houver estrutura, ou então em uma garagem terceirizada.

 

4. Dimensione o tamanho da frota

Na hora de dimensionar a sua frota, você deve levar em conta as necessidades de sua empresa, para não correr o risco de superestimar ou subestimar o número de veículos necessários.

É importante analisar a frequência de utilização dos veículos, a quantidade de funcionários e o tamanho da alocação.

E caso você não queira adquirir todos os modelos de uma só vez, lembre-se que há a opção de terceirizar este serviço, como alugando veículos para compor a sua frota.

5. Não se esqueça do seguro!

Uma dica de ouro para quem possui uma frota, seja esta leve ou pesada, é contratar um seguro para os seus veículos.

Isto fará com que haja maior segurança em diversas possíveis situações, desde um um acidente, sinistro, furto, e até mesmo falhas mecânicas.

E embora, muita gente ache que o valor para o seguro de uma frota pode ser um enorme custo, a maioria das seguradoras trabalha com valores diferenciados para frotas, compensando pelo número maior de veículos.

Vale lembrar, que a partir de dois veículos já é considerado uma frota.

6. Aposte em um sistema de gestão

A tecnologia é sua aliada, e na hora de gerenciar a sua frota leve, a utilização de um sistema de gestão é imprescindível.

É possível encontrar diversas soluções, que são capazes de coletar dados relevantes para a sua empresa, e que lhe auxiliarão em uma melhor tomada de decisões.

A tecnologia vêm para ser sua aliada e otimizar os processos de gestão, diminuir burocracias e possíveis erros humanos, oferecendo relatórios completos, tornando sua gestão mais eficiente, e consequentemente, maximizando sua produtividade e diminuindo os seus custos.

O Pró-Frotas se destaca no mercado por ser a primeira solução de gestão de abastecimento de frotas 100% digital e gratuita do país. Com nossa solução, não há necessidade de cartões, dispositivos e ainda somos uma solução parceira da Rede Ipiranga.

Nós podemos lhe ajudar a gerir o abastecimento sua frota, de ponta a ponta, e consequentemente maximizar sua produtividade. Saiba como, entrando em contato conosco!

Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com


Deixe seu comentário:

Veja também:

Quais são as principais características dos tipos de frotas existentes

25 de junho de 2020

Dicas de cuidados para os motoristas e caminhoneiros evitarem o Coronavírus

16 de junho de 2020

As principais decisões de um gestor de frotas

13 de junho de 2020

6 dicas para a boa gestão de uma Frota Leve

10 de junho de 2020
Tags: