fbpx Pró-frotas
Pró-Frotas

Por Pró-Frotas

2 de abril de 2020

2 min. de leitura

6 boas práticas para aplicar na sua frota diante do Coronavírus

Estamos passando por um momento delicado, uma pandemia se instalou no mundo, e a COVID-19 nos propõe uma nova rotina, a qual requer cuidados para preservar a integridade de colaboradores e clientes.

Por isso hoje, separamos algumas práticas simples que devem ser levadas em conta, para que seja possível garantir a segurança de todos dentro do setor de transporte. Confira!

1) Conscientizar os colaboradores sobre a relevância do COVID-19

Em primeiro lugar, é de extrema importância repassar aos seus colaboradores informações sobre o novo coronavírus, e lembrá-los da relevância deste vírus e da pandemia atual.

Também é importante reafirmar que esta doença, não atinge somente um tipo de pessoa ou determinada classe, e que o cuidado pessoal também é necessário para evitar a contaminação de demais pessoas.

Orientar seus colaboradores a tomarem alguns cuidados para minimizar os riscos de contaminação, como:

  • Lavar as mãos sempre que possível com água e sabão;
  • Evitar colocar as mãos no rosto, principalmente nos olhos, boca e nariz;
  • Ao tossir ou espirrar barrar com o antebraço ou um lenço descartável;
  • Evitar ambientes fechados e aglomerações de pessoas.

É importante também, informar quais os sintomas da COVID-19, e como deve ser a procura por ajuda no caso de possuir os sintomas.

Lembrando que os sintomas podem ser: febre alta, tosse, dor de garganta e falta de ar.

2) Disponibilizar produtos de higiene pessoal

Uma obrigação por parte dos gestores, é disponibilizar um kit de produtos de higiene pessoal para cada colaborador.

Este kit deve conter álcool em gel 70%, lenços descartáveis, máscaras descartáveis, luvas descartáveis, sabonete.

3) Fazer a higienização correta dos veículos da frota

Manter a higiene do veículo é imprescindível neste momento, por isto é importante manter o veículo aspirado e retirar o lixo diariamente.

Além disto, fazer a limpeza com álcool 70% ou desinfetante, principalmente nas áreas de maior contato, como o câmbio, as alavancas de seta e limpadores, painel, volante, botões, rádio (se houver), e não se esquecer das maçanetas, tanto internas quanto externas.

4) Criar um protocolo para a troca de turnos

É imprescindível criar um protocolo de limpeza para a hora da troca de turnos, no caso de veículos compartilhados, para que a possível transmissão do novo coronavírus seja nula.

É indicado que antes de adentrar no veículo, o próximo colaborador faça a higienização com atenção de todo o veículo.

Álcool 70% e papel toalha são indicados para a limpeza de superfícies, já a abertura das janelas para aumentar a circulação de ar.

5) Circular com as janelas abertas

Outra prática que deve ser incentivada é a de circular com as janelas abertas, pois isto fará com que haja uma maior circulação de ar dentro da cabine, e um menor risco de contaminação.

Caso o calor seja excessivo ou esteja chovendo, você pode ligar o ar-condicionado, entretanto, a janela deve permanecer com uma fresta aberta.

Outro ponto que deve ser levado em conta, é verificar a limpeza do ar-condicionado, pois este também pode ser um proliferador de vírus e bactérias se não estiver higienizado corretamente.

6) Roteirização de frotas para evitar zonas de alto risco

A roteirização de frotas é essencial para que seja possível escolher percursos que evitem destinos que estejam em situação de alerta devido ao alto nível de proliferação do covid-19.

Além disto, a roteirização também irá auxiliar no controle do número de motoristas ativos na empresa, auxiliando no monitoramento e rastreamento de sua frota.

Se cada um fizer a sua parte, tomar os devidos cuidados, podemos passar por este momento contribuindo para diminuir o impacto na sociedade.


Deixe seu comentário:

Veja também:

Quais são as principais características dos tipos de frotas existentes

25 de junho de 2020

Dicas de cuidados para os motoristas e caminhoneiros evitarem o Coronavírus

16 de junho de 2020

As principais decisões de um gestor de frotas

13 de junho de 2020

6 dicas para a boa gestão de uma Frota Leve

10 de junho de 2020
Tags: